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Os Melhores Alimentos Sem Glúten para As Mulheres

Glúten, glúten e glúten! O que é esse glúten?

Os Melhores Alimentos Sem Glúten para As Mulheres
Under Creative Commons CC0 / Public Domain. No rights reserved. Source: Pixabay

Hôje no Melhor Amiga compartilhamos com vocês dicas super importantes na utilização de alimentos que contêm glúten!

O glúten é uma proteína de origem vegetal, encontrada em cereais como o trigo, centeio, malte, aveia e cevada é usado na fabricação de pães, massas, biscoitos e bolos. Ele está presente em diversos alimentos, inclusive em bebidas alcóolicas.

Essa proteína diminui a produção do hormônio serotonina, responsável pelo bom humor e controle do apetite. Quando você come alimentos com glúten sente mais fome e se sente mais deprimida.

Faça trocas inteligentes

Alimentos sem glútem
Alimentos sem glútem.

 

  • Escolhas pães feitos em casa ou que já informam na embalagem que foram feitos sem glúten
  • Abandone o trigo na hora de fazer kibe ou tabule, ao invés disso, utilize quinoa
  • Escolha cozinhar o macarrão feito de arroz ao invés do macarrão tradicional
  • Dispense as massas em geral e alimentos que levam farinha de trigo e aproveite as frutas, verduras, legumes e raízes como o cará, inhame, batata-doce, mandioca, tapioca, biscoito de polvilho e pão de queijo
  • Faça bolos com farinha de quinua
  • Abuse da linhaça, milho, laticínios, castanhas, sementes, feijões e carnes magras

Abaixo temos uma lista de produtos que não contém glúten

Començando por frutas e legumes que não possuem glúten:

 

 

  • Alcachofra
  • Espargos
  • Abacate
  • pimentões
  • Brócolis
  • Couves de Bruxelas
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Aipo
  • Acelga
  • Grão de bico
  • Coco
  • Colas
  • Pepino
  • Berinjela / berinjela
  • Alho (evitar se na dieta FODMAP)
  • Gengibre
  • Vagem
  • Couve
  • alho-poró
  • Limão
  • Lentilhas
  • Alface
  • Cais
  • Cogumelos
  • Azeitonas
  • Cebolas (evitar se na dieta FODMAP)
  • Pak choi / bok choy
  • Salsinha
  • Abacaxi
  • Batatas
  • Abóbora
  • Chucrute
  • Cebolinha
  • chalotas
  • Grãos de soja
  • Espinafre
  • Abóbora
  • Tomate
  • Nabo
  • Agrião
  • Curles de abobrinha

 

 

Eliminar o glúten da dieta vai promover um maior bem-estar e vai reduzir as inflamações no organismo. O seu metabolismo volta a funcionar normalmente e a retenção de líquidos diminui.

No Brasil é obrigatório que todos os produtos informem no rótulo se contém ou não glúten. Uma parcela significativa da população apresenta intolerância à essa proteína, os portadores da doença celíaca, que sofrem com diarreias, inchaço, anemia e dores articulares.

Felíz com glúten
Smiley Bread Image by PDPics from Pixabay. Creative commons C.0(Public Domain)

Queijos, achocolatados, sorvetes, molhos e almôndegas congeladas contém glúten, portanto a atenção não é somente quanto aos farináceos.

Entre as famosas, Juliana Paes é uma das adeptas da dieta sem glúten, que lhe rendeu uma ótima forma poucos meses após o parto. Procure um médico ou nutricionista para montar o cardápio mais adequado para você.

Seje feliz, sorria e não se arrependa de suas escolhas. Desde que suas escolhas sejem as melhores para você, sua vida,. seu corpo e saúde!

 

 

Carne, Aves, Peixe e alimentos que podem ser utilizados para subsstituir outras carnes. Também livres de glúten.

 

Certifique-se de que os itens não estejam panados ou maltratados
  • Carne
  • Bacalhau
  • Frango
  • Frios / sanduíche de carne, desde que não sejam panificados ou vidrados, mas verifique o rótulo
  • Pato
  • Peixe
  • Cordeiro
  • Picar carne
  • Carne de porco
  • Quorn mince
  • Salmão
  • Moluscos e moluscos
  • Truta
  • Peru

 

Cereais, grãos, pães, biscoitos, massas, nozes e bolos

  • Pão sem glúten, como pão Genius e pão sem glúten de Udi
  • Cereais sem glúten
  • Aveia sem glúten
  • Amaranto
  • Araruta
  • Feijões
  • Grãos de trigo sarraceno / Kasha
  • Mandioca
  • Chia
  • Milho / milho
  • Flocos de milho
  • Linho
  • Aveia sem glúten
  • Granola
  • Painço
  • Nozes
  • Farinhas de nozes
  • Aveia mingau
  • Batata
  • Quinoa
  • Arroz
  • Arroz Krispies
  • Sementes, por exemplo, linhaça, abóbora, sementes de papoula, girassol
  • Sorgo
  • Soja
  • Tapioca
  • Teff
  • Yucca

 

O que você acha? O que tem experimentado? Compartilhe suas idéias, perguntas, opiniões e sugestões nos comentários abaixo.

 

Fontes:
  • http://www.ibsdiets.org/ibs/gluten-free-food-list/
  • Pesquisa do Google
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