Você está aqui
Home > Saúde > O que causa a coceira e como aliviar?

O que causa a coceira e como aliviar?

A coceira pode ter causas diversas como picadas de insetos, reações alérgicas, clima seco e frio, medicamentos, entre outros. É importantíssimo consultar um médico para descobrir qual é a origem desse desconforto.

O importante é não coçar. Por isso tome um banho frio para aliviar a coceira. A água fria alivia rapidamente qualquer irritação que esteja na pele. Utilize óleos de banho com camomila, calêndula ou lavanda que têm propriedades calmantes. Evite qualquer outro óleo que você desconheça, pois alguns podem trazer mais irritação.

Se a coceira for nas mãos, coloque-as de molho em uma solução de bicarbonato. Se o incômodo for grande no corpo todo, entre em uma banheira ou piscina inflável com 1 xícara de bicarbonato.

O banho com maisena também alivia as coceiras. Vale inclusive passar o amido de milho na área afetada como forma de lembrar de não coçar a área afetada.

Picadas de mosquito podem causar coceira
Picadas de mosquito podem causar coceira

A pasta d’água é excelente opção para aliviar coceiras geradas por brotoejas, após a depilação ou queimaduras. Ela tem ação adstringente, antisséptica e anti-inflamatória. Então dá conta do recado!

Se a coceira for no couro cabeludo, pode ser necessário passar por um dermatologista para que ele receite um shampoo com antibiótico para tratar foliculite. Já as coceiras nos pés podem ser tratadas com antifúngicos. Não use as mesmas meias e sapatos por mais de um dia, para evitar a proliferação de fungos.

Para cuidas das mãos, não utilize produtos de limpeza sem colocar luvas. Na hora de lavar a louça pode ser estranho colocar luvas à princípio, mas é necessário para quem tem alergia ao detergente. Esmaltes só hipoalergênicos.

Se a coceira for nas orelhas não utilize bijuterias feitas de níquel. Dê preferência às folheadas e às feitas de aço cirúrgico. Se a sua pele não entrar mais em contato com o componente causador da coceira, pode ser que o alivio chegue sem que você precise de medicamentos.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: