Você está aqui
Home > Nutrição > Alimentos ricos em fibras para emagrecer funcionam mesmo?

Alimentos ricos em fibras para emagrecer funcionam mesmo?

alimentos ricos em fibras para emagrecer

Basta uma pesquisa rápida acerca de dietas e reeducação alimentar para perder peso com saúde que você irá encontrar diversos conteúdos que confirmam que o grande segredo para emagrecer é apostar nos alimentos ricos em fibras na dieta. 

Com uma dieta de alimentos ricos em fibras você não irá precisar se submeter àquelas clássicas dietas restritivas e tão sacrificantes de se cumprir, que no final acabam acarretando em diversos problemas de saúde e por vezes emocionais.

Como alimentos ricos em fibras pode ajudar a emagrecer

Pode parecer um bom ilusório imaginar que determinado tipo de alimento pode te ajudar a perder peso sem que você precise se submeter a métodos absurdos, como pular refeições, cortar completamente diversos alimentos de seu prato e realizar uma quantidade de exercícios físicos que sue corpo não suporta.

Mas a verdade é que apostando nos alimentos ricos em fibras como uma dieta regular você vai conseguir não só perder peso, mas ainda assim garantir uma boa disposição, um melhor funcionamento do seu organismo como um todo e ter uma vida saudável.

Os benefícios que os alimentos ricos em fibras traz à saúde

Para entender melhor, é importante saber que o que fibra faz em seu corpo. Os alimentos ricos em fibras são muito bem conhecidos de quem tem problemas intestinais, isso porque eles auxiliam na defecação, evitando fezes ressecadas e problemas como prisão de ventre, assim eles também ajudam a liberar mais facilmente toxinas que estão presentes em seu organismo, e quem te impedem de emagrecer.

As vantagens das fibras vão além, elas ajudam a eliminar gorduras que podem causar até mesmo câncer, já que limpas as artérias e evitam que o intestino as absorvam ao mesmo tempo, enquanto isso o consumo constante de fibras pode ajudar seu corpo a controlar as taxas de colesterol.

alimentos ricos em fibras para emagrecer

Como as fibras ajudam na dieta para emagrecer

Conhecendo esses benefícios que a fibra faz a saúde, partiremos agora para onde ela ajuda no processo de emagrecer e porque deve entrar na dieta de quem quer perder os quilos indesejados.

A fibra ajuda a retardar a absorção carboidrato na digestão. Isso não quer dizer que seu metabolismo irá ficar mais lento (o que é um fator que ajuda – e muito!- a engordar), mas sim que vai te dar a sensação de saciedade. Traduzindo, quando você come pequenas porções nas refeições que contém uma grande riqueza de fibras você vai se sentir mais satisfeita por muito mais tempo, sendo assim, você irá demorar a sentir fome.

Para quem acredita que sentir fome é a melhor forma de emagrecer, esse é um erro muito grande! Quando você passa longos períodos sem se alimentar você tende a comer muito mais do que deveria quando, finalmente, ingere uma refeição, além de que sente ainda mais vontade de consumir alimentos e bebidas mais calóricas do que o de costume. Além disso, a dieta de passar fome é muito prejudicial à saúde e não faz tantos resultados como é prometido.

Então o segredo para quem quer emagrecer é estar se alimentando de pelo menos 3 em 3 horas com pequenas porções. Se você investir nessas refeições ao longo do dia alimentos ricos em fibras você vai se sentir o dia inteiro completamente saciada e dificilmente se renderá a, por exemplo, um pedaço de bolo ou algum alimento gorduroso para matar a fome.

alimentos ricos em fibras para emagrecer

Os melhores alimentos ricos em fibras para emagrecer

É verdade que existem diversos tipos de alimentos que contém uma boa quantidade de fibras. Como toda pessoa que busca não só emagrecer, mas também uma vida mais saudável, você deve saber investir em alimentos naturais como leguminosas, cerais naturais e frutas é a melhor mudança de alimentação que pode ser feita.

Mas como descobrir quais desses alimentos, que já fazem muito bem a saúde, deve ter mais atenção em uma dieta? Para ajudar eu fiz uma seleção de alguns alimentos ricos em fibras para emagrecer.

  • Abacaxi: Além de ser uma fruta rica em fibras, o abacaxi é muito utilizado para dietas no tratamento de problemas renais e de retenção de liquido, tento em vista que é uma fruta com um grande percentual de água. Por ajudar nos problemas renais, essa fruta também ajuda a eliminar mais facilmente através da urina diversas toxinas que ficam no corpo, e que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
  • Brócolis: Assim como o abacaxi, além de ser rico em fibras, o brócolis também ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo que impedem o emagrecimento e ajuda também a regular as funções intestinais.

alimentos ricos em fibras para emagrecer

  • Chia: Um cereal completo, a chia além de ser rica em fibras e ajudar muito a manter a saciedade, o que é perfeito para quem busca emagrecer, também tem diversos outros nutrientes como cálcio, fosforo, ômega 3, zinco e ferro, além de outros. O melhor desse cereal é que ele pode ser facilmente adicionado a vitaminas, sucos e lanches se tornando bem fácil para manter uma alimentação equilibrada e se inserido dentro da dieta.
  • Granola: Já muito conhecida e usada como acompanhamento para frutas, vitaminas, iogurtes e até no açaí, a granola é uma fonte rica de fibras já que é uma mistura rica de grãos.

alimentos ricos em fibras para emagrecer

  • Pêra: Outra fruta que não é só rica em fibras e ajuda na saciedade, a pêra também ajuda a regular as taxas de colesterol no organismo, dar mais energia ao corpo, reforçar o sistema imunológico e também ajuda a reter o cálcio no organismo, útil para o tratamento e prevenção de osteoporose.
  • Berinjela: Não só ajuda a emagrecer, como também previne diversos tipos de doenças, é um dos alimentos que ajudam a evitar problemas de coração e colesterol. Isso se deve ao fato de que, além de conter fibras e outros nutrientes, a berinjela tem um baixo teor de calorias.

A melhor aposta para quem busca perder os indesejados quilos a mais é investir em alimentos ricos em fibras, muitos deles não trazem só os benefícios de um emagrecimento natural, mas também a solução para diversas outras doenças que você pode ter hoje ou amanhã, além disso, a alimentação natural dá mais vigor e energia, evitando doenças até como depressão.

No entanto, assim como toda alimentação, essa deve ser moderada. Quando o consumo é em excesso, as fibras podem causar muito mais mal do que bem, acarretando em outros problemas. Ainda há alimentos ricos em fibras que também têm uma alta taxa de açúcar, por exemplo. Caso você queira seguir uma dieta bem definida é importante buscar a ajuda  de um médico nutricionista.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre alimentação saudável e emagrecimento? Leia esses artigos abaixo:

Os Melhores Alimentos Sem Glúten para As Mulheres

A Importância da Linhaça no Emagrecimento

Emagrecimento rápido pode trazer doenças

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: