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Alimentos que ajudam a acabar com a insônia

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A insônia pode ser provocado pelos mais diversos fatores, desde o estresse do dia a dia, muitas preocupações em determinado momento da vida ou até mesmo por conta de uma alimentação inadequada durante a noite.

Uma noite bem dormida pode trazer muitos benefícios ao corpo humano, evitando problemas cardíacos no futuro, ajudando no relaxamento do corpo e mente, aumentando assim sua concentração para estudos e trabalho no dia seguinte. Sendo assim, uma noite de insônia pode acabar atrapalhando todo esse equilíbrio que é gerado no corpo durante o sono e trazer diversos problemas de saúde.

Se você sofre com esse problema e cada vez mais tem sentido dificuldade em formar uma boa rotina de sono noturno, talvez seja o momento de mudar um pouco a sua alimentação diária e optar por aqueles alimentos que ajudam a acabar com a insônia.

Aveia

A aveia é um importante alimento que ajuda a relaxar o corpo – e logo a dormir mais rapidamente e com maior qualidade -, pois ela contém a melatonina, hormônio que que induz ao sono. Com o passar dos anos, esse hormônio, que é produzido naturalmente pelo corpo, vai diminuindo, e por isso é comum que quanto mais velhas, mais as pessoas tenham problemas com o sono.

Laticínios com baixa gordura

O famoso leite quente ajuda, de fato, a dormir. É ideal que você possa consumir todas as noites, duas ou uma hora antes de dormir, algum derivado do leite, já que o cálcio presente nele ajuda também a relaxar o corpo. Porém, é importante buscar consumir os alimentos que contem um baixo teor de gordura, levando em consideração que alimentos/bebidas mais gordurosas têm uma digestão bastante dificultosa e assim acabam atrapalhando o sono.

Maracujá

A maracujá é uma das frutas mais conhecidas por ajudar nos problemas de sono. Além de ajuda a combater a insônia, por conta de seu efeito relaxante ela ajuda no tratamento de problemas como ansiedade, nervosismo, estresse. O mais interessante é que seu consumo pode ser tanto através de sucos, como de chás também.

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Camomila

A camomila também já é muito famoso por conta de seus efeitos relaxantes, muito usado em tratamento de doenças inflamatórias e bacterianas, ela ajuda principalmente quem tem problemas para dormir por conta de doenças respiratórias, resfriados, sinusite, garganta inflamada entre outros.

Além disso, o chá de camomila ajuda a pessoa a relaxar bastante e tem o mesmo efeito da maracujá, em auxiliar não apenas a indução de um sono tranquilo, como também o relaxamento que ajuda a tratar de problemas emocionais, como ansiedade e estresse.

Mel

O mel, tomado antes de dormir em uma pequena dose, é o suficiente para induzir você em uma noite tranquila e relaxante de sono profundo. Isso porque ele ajuda seu corpo a produzir a melatonina, o hormônio que produz relaxamento no corpo e induz ao sono.

Dessa forma, você não irá somente dormir, mas terá um sono de qualidade em que seu corpo trabalha de forma adequada durante a noite, aumentando sua imunidade e ajudando nas funções necessárias.

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Banana

Muito comum e popular, a banana tem diversas vantagens que muitas vezes passam despercebidas por quem as consome com regularidade. E um dos benefícios dessa fruta é justamente promover uma melhor noite de sono.

Contendo o triptofano, um aminoácido super importante que, embora o corpo não produza naturalmente, está presente em diversos alimentos e pode ser assim adquirido através da alimentação, que ajuda a relaxar o corpo, promovendo e ajustando os níveis de serotonina, que melhora o humor.

Consumindo uma banana a noite, seja comendo a fruta ou fazendo chá, seu corpo consegue relaxar melhor e sua mente vai trabalhando de uma forma mais leve, é recomendado principalmente para quem sofre com insônia por causa de preocupações do dia a dia.

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Vegetais verdes que ajudam a acabar com a insônia

Existem diversos tipos de vegetais que ajudam a promover uma noite mais tranquila e relaxada de sono. O consumo diário de couve, por exemplo, ajuda no relaxamento muscular, ideal para quem sofre com muitas tensões que deixam os nervos rígidos e o corpo “pesado”. Já o alface também contém o tripfano, e assim quando consumido a noite acompanhado de um leve jantar ajuda a sua mente a relaxar melhor e seu corpo descansar.

 

A insônia é um problema de saúde muito grave. Uma noite bem dormida de sono pode mudar todo o seu dia, e quando você tem problemas constantes em dormir mal ou pouco, sua saúde pode começar a ser afetada de uma forma drástica.

Nem sempre problemas de insônia vão ser resolvidos com somente uma mudança alimentar ou de hábitos diários, especialmente quando esse problema já se tornou algo crônico. Por isso, caso você já sofra com um sono desregulado há um bom tempo é importante procurar um médico para uma avaliação e assim um tratamento adequado ao seu caso e problemas.

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

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