Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Benefícios do pilates para o corpo e a mente

Benefícios do pilates para o corpo e a mente

O pilates surgiu no século passado com o intuito de ser um exercício físico que une o corpo à mente, promovendo benefícios que gere o equilíbrio mental e corporal, integrando, na vida da pessoa que pratica o exercício, capacidades mentais com as físicas e promovendo assim diversos benefícios.

Por conta disso, cada vez mais as pessoas tem investido nessa atividade que gera tantas vantagens para o corpo. Se você está buscando uma vida de mais equilíbrio, com mais saúde – tanto física quanto mental – talvez o pilates seja a atividade ideal para se investir. Conheça melhor sobre os benefícios do pilates:

Ajuda na concentração

O pilates é uma atividade que precisa que haja concentração para que seja feita com eficiência e traga os resultados desejados, e é através do exercício que você consegue cada vez mais adquirir concentração, que pode te ajudar não somente durante o exercício, mas na prática de diversas outras atividades da sua vida.

Acaba com o estresse

Como um exercício físico que promove diversas áreas do corpo, como a concentração, a calma, a paz interior, o equilíbrio e controle da respiração, o pilates ajuda as pessoas que também sofrem com problemas emocionais como estresse, angústia,  crises de ansiedade,  preocupações, nervosismo causado por descontroles entre tantos outros. Isso porque ele ajuda no equilíbrio da mente em conexão com o seu corpo, e você aprende a se controlar mais seu corpo, seus pensamentos, sua mente.

beneficios-pilates-

Melhor a respiração

Um dos benefícios do pilates também é ajuda na respiração já que essa atividade é baseada em uma harmonia do seu corpo com a respiração, assim, sua forma de respirar vai variando conforme você for fazendo diferentes exercícios físicos, você aprende a se concentrar nos movimentos de inspiração e expiração e controla-los melhor. Isso ajuda a passar por momentos de nervosismo e estresse com mais paciência.

Equilíbrio corporal

Além desses benefícios que promovem o equilíbrio emocional e mental, os exercícios praticados nas aulas de pilates, que necessitam de ainda mais concentração, tanto mental quanto física,  ajudam a promover um maior equilíbrio corporal também e assim ajudam a adquirir uma boa coordenação motora.

beneficios-pilates-

Aumento da flexibilidade

Outro dos benefícios do pilates é que há diversos tipos de exercícios que você pode fazer que te ajudam a melhorar sua flexibilidade a partir de alongamentos e atividades intensivas enquanto ainda trabalham com outras áreas do seu corpo. Essa é uma das vantagens que mais tem atraído pessoas que tem problemas de articulações, por exemplo, além de ser de grande ajuda para quem sofre com sedentarismo também.

Trabalha todos os músculos em comum

Ao contrário dos exercícios de malhação, o pilates ajuda no trabalho dos músculos de uma forma unificada, através dos seus exercícios é possível trabalhar não somente uma área muscular específica mas diversas ao mesmo tempo, como por exemplo, o abdômen, as penas e braços.

Melhora a postura

Quando feitos com a ajuda de um profissional, como um professor de Educação Física, o pilates ainda pode ajudar a melhorar a sua postura através de atividades que visem justamente essa finalidade, é o exercício ideal para quem trabalha muito tempo sentado, por exemplo.

beneficios-pilates-

Evita problemas ósseos

Além de ajudar na postura, o pilates ajuda a evitar doenças como osteoporose, pois quando ajuda a fortalecer a massa muscular, consequentemente a estrutura óssea também é fortalecida. Não é a toa que o pilates é muito procurado por idosos que buscam fortalecer os ossos, ganhando mais força nas pernas e colunas.

Porém, engana-se quem pensa que o exercício ajuda somente quem está na terceira idade, ao praticar ainda quando novo ele evita que com o passar dos anos você ganhe problemas como desvios da coluna, perda de massa óssea e fragilidade ao se movimentar.

Cintura mais fina!

Especialmente para as mulheres, esse é um dos maiores benefícios do pilates. A prática constante dos exercícios ajudam muito a deixar a cintura mais fina, levando em conta que as atividades trabalham bastante o abdômen e ajudam na postura e definição da massa muscular. Ou seja, barriga bem menor, mais firma e a silhueta fininha, como você sempre sonhou.

 

Cuidados na hora de praticar o pilates

O maior cuidado que você deve ter ao começar a praticar pilates é buscar a ajuda de um profissional que entende dessa atividade física especifica. Isso porque existem diversos exercícios de pilates, e cada um serve para uma finalidade especifica ajudando em uma área do seu corpo/mente.

Assim, somente um profissional saberá definir uma boa rotina de exercícios para você que seja realmente eficiente e você possa ver os resultados esperados. Somente um profissional também poderá te orientar sobre o equilíbrio, a intensidade e movimentos respiratórios para cada exercício.

Além disso, muitos procedimentos do pilates quando feitos sem a supervisão de um profissional adequado podem trazer mais danos do que bem, como problemas de coluna, por exemplo.

Dessa forma, o mais importante para começar a praticar pilates e adquirir os benefícios do mesmos é buscando a ajuda de um professor de educação física, treinador ou personal trainer que entendam do assunto.

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: