Você está aqui
Home > Relacionamento > 6 erros comuns que estragam seu relacionamento

6 erros comuns que estragam seu relacionamento

erros-estragam-relacionamentos

Um relacionamento – seja namoro ou já o casamento – é construído a partir de contínuos aprendizados. Aprendemos sobre o outros, sobre o que é amar e até mesmo sobre nós. E tudo isso se torna sempre um grande desafio.E assim, muitas vezes pisamos feio na bola e acabamos estragando um bom relacionamento por um erro comum e bobo.

Será que você reconhece algum desses erros mais comuns que estragam seu relacionamento? Conheça eles e fique atenta aos maus hábitos e ações que podem afetar sua relação:

 

1. Assumir a postura dramática

Cada pessoa lida com situações e ações de uma maneira diferente. É mais comum as mulheres agirem diante de uma situação desagradável com drama, e muitas vezes fazem até mesmo a famosa ‘tempestade em copo d’água’. Assumir uma postura dramática pode fazer muito mal ao seu relacionamento, que pode se tornar rapidamente cansativo.

Procure evitar aumentar os problemas e divergências, deixando que eles se tornem piores do que realmente são. Lidar com as dificuldades existentes já é uma tarefa complicada e ao aumentar a importância disso, você dificulta ainda mais o processo de solucionar problemas. Lembre-se que tudo é do tamanho da importância que você dá. Que tal dar menos importância para às coisas bobas?

2. Desconfiança

Um relacionamento sem confiança é a mesma coisa que um campo minado onde qualquer passo que você dá pode explodir uma bomba. Se você está em uma relação séria com alguém o melhor a se fazer é confiar nela.

Se você não confia totalmente na pessoa, e acha que não deve realmente fazer isso, está na hora de começar a reavaliar os motivos pelo qual você ainda está com ela, certo? Relacionamentos onde não há uma confiança mútua são sempre desgastantes, geram muitos ciúmes, brigas e desentendimentos constantes que fazem mal à sua saúde mental e emocional e da outra pessoa também.

3. Descontar os problemas na outra pessoa

O estresse cerca as pessoas a nossa volta – e a nós mesmos – constantemente. Não é a toa que muitos cientistas e médicos acreditam que essa é a doença do século. Porém, por mais que você lide com o estresse diariamente, você nunca deve descontar os seus problemas em outra pessoa – especialmente na pessoa com quem você tem uma relação de amor e afeto.

A outra pessoa não tem culpa dos problemas do seu trabalho, estudos e contratempos que surgiram no seu dia. E quando você desconta o seu estresse na outra pessoa, o relacionamento fica desgastante. Busque controlar um pouco do temperamento e saber dividir bem as coisas. No começo pode parecer difícil, mas visando em longo prazo, essa é uma mudança de hábito que será significativa em sua vida!

erros-estragam-relacionamentos

4. Não ouvir a outra pessoa

A verdade é que hoje todo mundo tem sempre algo a falar. Tem uma opinião para dar. Uma reclamação para fazer. Mas será que você tem ouvido a outra pessoa também? Saber ouvir seu parceiro (a) é crucial para que se construa e mantenha uma relação saudável.

E não para por aí: mais importante do que ouvir, é buscar compreender o ponto do outro. Se ele foi machucado por algo que você fez e disse, evite assumir uma posição de defensiva e tente entender o motivo dele ter se sentido assim. Peça desculpas e não tente justificar sua atitude ou jogar a culpa no outro, assim você evitará não só um erro que pode estragar seu relacionamento, mas vários ao mesmo tempo!

5. Não buscar resolver os problemas

Se algo aconteceu e te chateou, o melhor a se fazer é sentar com o seu parceiro e buscar resolver a situação. Deixar que estresses, problemas e chateações se acumulem só vai criar um peso e desgaste emocional em você que logo irá refletir na outra pessoa também.

Isso não significa que você deva reclamar a todo momento de coisas que acontecem – lembre-se que a melhor coisa a fazer é não dar importância muito grande a coisas que não merecem essa atenção . Isso significa que existem coisas que devem ser conversadas e resolvidas no momento.

Nunca deixe, por exemplo, uma briga acabar por simples cansaço, sem buscar solucionar os problemas que a iniciaram. Pois, não é porque a briga acabou, que significa que os motivos que levaram ela a acontecer sumiram. E o pior: eles vão surgir em outro momento!

erros-estragam-relacionamentos

6. Reviver o passado

Lembrar constantemente do passado é um erro muito comum. Isso porque dificilmente nos esquecemos de coisas que nos marcaram. Porém, estar sempre falando do passado – especialmente os erros que já acontecerem e foram resolvidos – é cansativo também e se torna um dos principais erros mais comuns que estragam o relacionamento.

O mesmo vale de ficar jogando na cara de seu parceiro deslizes já cometidos por ele ou ficar sempre especulando suas antigas relações, buscando histórias que já estão trancadas no baú do esquecimento. Deixe o passado para trás e comece a enxergar para o futuro!

 

Esses são os erros mais comuns que estragam o relacionamento. Claro que existem diversos outros erros que causam desgaste emocional, cansaço e problemas constantes, levando as relações ao fim. Mas se você começar a se atentar nesses pontos, com certeza seu relacionamento ficará muito melhor!

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: