Você está aqui
Home > Beleza > Argila para pele: tipos, benefícios e como usar

Argila para pele: tipos, benefícios e como usar

Nem sempre para ficar linda é necessário gastar muito dinheiro em salão de beleza, esteticista e afins. Existem muitos tipos de tratamentos de beleza caseiros que dão até mesmo mais resultado do que aqueles feitos em lugares mais caros, um exemplo é o uso de argila para pele que você pode usar em casa mesmo, sem precisar sair e sem precisar gastar quase nada.

A argila é um produto natural de origem mineral e é retirada diretamente do solo. Existem diversos tipos de argilas para pele, com as mais variadas cores e, também, com efeitos diferentes para cada uma. Na hora de fazer seu tratamento de beleza em casa é necessário conhecer atentamente quais são os tipos de argilas para pele, quais os benefícios da argila para pele e dentre tantas opções qual é o melhor para você e suas necessidades.

 

Tipos de argilas para pele

Existem muitos tipos de argilas para pele, geralmente elas se diferenciam através das cores e cada cor tem um efeito diferente, sendo indicada para um tipo de pele com determinadas necessidades de tratamento. Necessariamente não fará mal para você usar um tipo de argila que não seja exatamente para sua pele, porém o resultado será muito melhor usando aquela que for destinada para o que você mais precisa no momento.

  • Argila verde

A argila verde tem diversos benefícios para quem sofre com a pele oleosa e seus malefícios, como o surgimento de acnes e manchas de pele por conta de espinhas e cravos. A argila verde remove o excesso de oleosidade da pele, com ação adstringente, cicatrizante, secativa, tonificando a pele, removendo bactérias e células mortas, além disso é estimulante para as novas células, renovando assim sua pele.

A argila verde costuma ter um efeito diferente das demais, podendo pinicar a pele e até mesmo dar a sensação de que ela está sendo repuxada, é normal sentir um incômodo enquanto ela seca na pele, porém mantenha-se atento a alergias e retire o produto caso comece a arder ou tenha algum outro efeito mais exagerado.

 

  • Argila vermelha

A argila vermelha funciona mais para quem sofre com a pele seca, mais rosada e sensível. Ela repõe a oleosidade necessária para a pele e ajuda mantê-la saudável, sem ressecar e recuperando a elasticidade da pele, evitando assim as linhas de expressão e o envelhecimento da pele.

  • Argila branca

É especialmente recomendada para quem está em contato constante com o sol, já que ela ajuda a clarear a pele e hidrata-la. Para quem tem pele sensível essa também é um tipo recomendado, mas isso não significa que quem tem pele oleosa não possa usá-la, já que ela ajuda a balancear a oleosidade da pele de uma forma equilibrada.

  • Argila rosa

A argila rosa é muito usada não somente para a pele, mas também para os cabelos. Ela é uma mistura da branca com a vermelha e por isso tem componentes e efeitos das duas, sendo, assim, indicada também para quem tem pele mai sensível. Deixa a pele mais saudável e brilhosa, enquanto tem uma ação desintoxicante.

  • Argila preta ou lama vulcânica

Muitas pessoas acreditam que a argila preta é a melhor de todas as opções, por ser mais completa, servindo a diferentes tipos de peles. Ela também é muito recomendada para quem sofre com excesso de oleosidade, já que trabalha desintoxicando a pele. Ela é excelente para peles mais maduras, já que atua como rejuvenescedora, é anti-inflamatória e elimina o estresse da pele, deixando-a mais suave e com as linhas de expressão mais sutis.

  • Argila amarela

A argila amarela é mais desconhecida entre os tipos de argilas de pele, porém isso não significa que ela seja ruim ou menos eficiente, pelo contrário. Ela ajuda na circulação da pele, permitindo assim que ela fique com as células mais ativas, aumentando também a elasticidade e evitando o envelhecimento. Além disso, ela também limpa o rosto das toxinas e tem efeito purificador.

  •  Argila cinza

Para quem sofre com oleosidade e manchas de pele (especialmente as causadas por acnes e espinhas), esse é o tipo ideal. Ela serve muito como esfoliante, o que ajuda a eliminar da maneira correta os cravos e acnes, de um modo que não deixará a sua pele manchada, enquanto isso ela age controlando a oleosidade da pele e absorve a irradiação solar que fica em sua pele.

Maiores benefícios da argila para pele

Cada cor de argila tem suas particularidades que ajudam a pele de diferentes formas. Mas, a argila em si tem diversos benefícios – independente de sua cor muitas vezes. E por isso ela é um produto tão usado até mesmo por clinicas estéticas e spas em tratamentos estéticos profissionais.

Conheça os principais benefícios da argila:

  • Todas as argilas tem um efeito tonificante na pele, já que deixa-a muito mais saudável, renovando as células;
  • Praticamente todas as argilas têm o efeito anti-inflamatório;
  • Melhora a circulação da pele, deixando-a mais “viva”;
  • Mesmo sem precisar massagear a argila na pele ela tem um efeito de esfoliante, ajudando a eliminar superficialmente as células mortas da pele;
  • Com isso ela ajuda a deixar a pele mais clara, já que elimina as manchas mais superficiais e recentes.

 

Como usar argila para pele

O uso da argila para pele é muito simples e prático, o que significa que você pode fazer em casa e sozinha. Além disso, o tratamento funciona de uma maneira bem rápida, ou seja, você não precisará tirar um dia inteiro para ficar bonita, pode fazer logo pela manhã antes de ir ao trabalho ou quando chegar à noite.

Preparação da argila para pele:

  • Em um recipiente limpo, coloque uma colher de argila e molhe com um pouco de água. De preferência misture a argila e a água com um pincel que você usará para aplicar em sua pele. Misture até ficar na textura de uma máscara, nem muito grossa nem muito líquida.

Aplicação da argila para pele:

  • Limpe bem a sua pele, de preferência lave com um sabonete (líquido ou em barra) que seja calmante, como de camomila. Se puder opte também por adstringentes e demaquilantes (caso tenha usado maquiagem no dia).
  • Com a pele limpa, pegue o pincel que você usou para fazer a mistura da máscara e comece a aplicar na pele, evite passar muitas vezes em cima do mesmo local, o ideal é que você deixe um espaço sem argila perto da boca e ao redor dos olhos, além disso evite um pouco a linha próxima ao seu couro cabeludo.
  • É importante você ler a embalagem da marca da argila que você comprou para ver se há uma recomendação extra, mas geralmente o ideal é que você deixe a argila na pele em torno de 10 a 15 minutos ou então até que ela tenha secado por completo no rosto.

Retirada da argila

Por formar uma textura grossa como se fosse uma “casca” na pele muitas pessoas acham que é necessário tirar antes de molhar ou então esfregar o rosto. Evite qualquer movimento brusco, em contato com a água a argila se dissolve facilmente e, assim, sua remoção fica muito mais fácil, não necessitando fazer nada demais além de simplesmente limpar o rosto com a água corrente em uma torneira ou chuveiro. A principal recomendação aqui é evitar água morna ou quente, optando sempre pela água fria/gelada que ajuda a revitalizar as células da pele.

 

Dicas extra para o uso de argila

A argila é um produto que não serve somente para o uso no rosto, muito pelo contrário, ela ajuda em diversas questões estéticas e por isso é tão usada pelas pessoas que gostam de cuidar bem de sua aparência.

  • Argila no cabelo

Assim como trata da pele, a argila também tem poderosa ação nos fios. Cada tipo de argila atua de um jeito nos cabelos, a verde, por exemplo, é excelente para quem sofre com a oleosidade no couro cabeludo, onde ela pode ser aplicada com um pincel de mecha por mecha.

Para quem sofre com cabelos frágeis e danificados é bom misturar a argila com queratina liquida (que você pode encontrar em loja de cosméticos e farmácias) e água, até que forme uma pasta cremosa.

A argila no cabelo ajuda a recuperar os fios, especialmente os que estão danificados, sem brilho, sem volume e quebradiços. Para quem tem cabelos ruivos, a argila vermelha ajuda a manter a cor dos fios, além de realçar o tom.

  • Argila no corpo

Assim como funciona no rosto, a argila serve também para a pele do corpo, em especial o bumbum, as pernas e a barriga, também pode ser passada nos braços e costas, caso essas áreas necessitem de um cuidado extra.

O produto pode ser aplicado até três vezes por semana e deixa a pele muito mais brilhosa, com vitalidade, saudável, eliminando manchas – especialmente as causadas pelo sol – e até mesmo ajuda a reduzir a aparência das celulites.

Após a retirada do produto que deve permanecer na pele em torno de até 15 minutos, é ideal limpar bem o corpo e passar um hidratante.

 

Além de existirem muitas cores de argila, também existem muitas marcas variadas. No geral, o ideal é que você busque por aquelas que são mais naturais, sem muitos componentes extra e especialmente sem componentes químicos.

Um pacote de argila pode variar bastante de preço, já que existem diversas marcas, algumas muito conhecidas e outras mais comuns, mas geralmente você pode encontrar pacote de 1kg de argila por até R$30 em lojas de produtos naturais. Em grandes marcas de cosméticos elas chegam a ser mais caras.

Com certeza é um produto que vale a pena o investimento, não somente pelos efeitos maravilhosos que ela traz para sua pele e cabelos, mas também porque costuma durar bastante, já que a cada vez que você usará precisará somente de uma colher.

O ideal é que ao abrir o pacote pela primeira vez você proteja bem o produto, deixando-o bem fechado e em um lugar que não seja úmido e que também não tome sol, assim poderá conservar a argila por muito mais tempo e evitar que ela perca suas principais propriedades.

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: