Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Como saber se estou grávida? Sintomas e formas de descobrir

Como saber se estou grávida? Sintomas e formas de descobrir

Se você tem uma vida sexual ativa com certeza já deve ter se perguntado em algum momento ‘como saber se estou grávida?’. Para algumas a gravidez pode ser uma consequência não desejada e para outras a realização de um sonho, isso não interfere em nada quando o assunto é descobrir se você está ou não grávida.

Para isso existem diversas formas e métodos, desde os mais intuitivos, aqueles costumes que são passados de geração a geração e que todo mundo tem uma forma diferente de fazer, até aos mais científicos, de exames e etc.

Vamos mostrar aqui algumas das formas que podem ajudar você sempre que se perguntar o ‘como saber se estou grávida’, por isso fique atenta a cada um desses tópicos.

 

  • Sinais que podem indicar a gravidez

Toda mulher quando está grávida tem diversos sinais de seu corpo que logo lhe alertam que ela está esperando um bebê já. Nem sempre, no entanto, esses sinais significam necessariamente que você está grávida, por isso que é muito importante manter a calma e fazer exames, que falaremos logo a seguir quais são para descobrir se está grávida realmente.

Porém, é importante você estar ciente dos principais ‘sintomas’ das mulheres gravidas que aparecem logo no começo de uma gestação, especialmente se você teve recentemente relações sexuais sem preservativo, não toma ou se esqueceu de tomar pílula do dia seguinte ou qualquer tipo de anticoncepcional.

Vale ainda ressaltar que mesmo se prevenindo de diversas maneiras, nenhum método é 100% seguro, podendo falhar. Ou seja, mesmo usando preservativo e tomando remédio, ainda assim você pode acabar engravidando.

Por isso se você tem uma vida sexual ativa, esteja atenta a esses principais sintomas de um começo de gestação que são:

  • Atraso da menstruação;
  • Cansaço;
  • Muito sono;
  • Dores de cabeça;
  • Irritabilidade com cheiros fortes, como perfumes, gasolina e etc;
  • Seios sensíveis ao toque e um pouco maiores, inchadas;
  • Aumento da quantidade de urina e vontade de urinar;
  • Enjoos e vômitos, especialmente logo pela manhã.

Esses sinais, quando estão em conjunto, costumam indicar que você possivelmente está grávida. Mas caso você esteja sentindo um ou dois ao mesmo tempo, tenha paciência e busque outras formas mais seguras e confiáveis de confirmar a sua gravidez, afinal eles ainda são sintomas bastante genéricos que podem indicar muitas outras coisas além de uma gravidez. Apresentaremos a seguir as duas maneiras confiáveis.

como-saber-se-estou-gravida

  1. Teste de farmácia

O teste de farmácia (ou teste da urina) é a melhor forma (no sentido de eficácia e agilidade) de sanar a dúvida de como saber se está grávida ou não. Existem no mercado diversos modelos de testes de farmácia para gravidez, das mais variadas marcas e modelos, também com preços que vão dos mais baratos aos mais caros.

Mas basicamente todos funcionam da mesma forma: você urina em cima do teste e espera alguns minutos até que esteja indicando se você está ou não grávida. Alguns, mais modernos, até mesmo de quantas semanas você está.

Alguns indicam com os palitinhos, para conseguir entender é importante que você leia a embalagem onde esteja explicando o que indica se você está ou não esperando um bebê, geralmente um traço significa negativo e dois traços é positivo.

O ideal é que para o teste de farmácia, também conhecido como teste de urina, você faça de manhã cedo, logo com a primeira urina do dia, assim terão mais chances do resultado sair verdadeiro. Caso dê negativo e sua menstruação continue atrasada espere até cinco dias e repita novamente.

  1. Teste sanguíneo

O teste sanguíneo é muito mais eficiente, claro. O teste de farmácia tem uma considerável margem de erro, podendo dar negativo mesmo você estando gravida ou positivo você não estando. Com o teste sanguíneo não tem erro.

Para isso é necessário que você vá a um laboratório solicitar o teste e fazê-lo. No teste você descobre se está gravida caso apareça no resultado o hormônio HGC, que é liberado pela placenta logo no começo de toda gestação.

Nem todos os laboratórios pedem jejum, outros já podem pedir algumas horas de jejum de manhã antes de fazer o exame. Por isso é importante que você confira antes de ir fazer quais são as recomendações.

como-saber-se-estou-gravida

  • Existem outras formas de descobrir se estou grávida?

Existem diversas formas caseiras em que você pode descobrir se está grávida ou não. Essas formas são desaconselhadas pelos médicos, já que existem fatos científicos que anulem a sua veracidade e confiabilidade. Porém, muitas pessoas ainda continuam a acreditar que são formas válidas de descobrir se a mulher está ou não grávida.

Entre essas maneiras está o teste da água sanitária, em que coloca-se em um recipiente uma quantidade de água sanitária, urina em cima e se ela mudar de cor ou fizer espuma é porque é positivo, você está grávida. Existem ainda testes se urinar em uma agulha, ferver sua própria urina e muitas outras formas que são completamente falhas para descobrir realmente se você está ou não grávida.

Por isso a melhor forma continua sendo ir fazer um teste, seja de sangue ou farmácia, e logo em seguida procurar uma ginecologista para começar um acompanhamento.

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: