Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Parto normal: como ocorre a diltação

Parto normal: como ocorre a diltação

Para ter um parto normal é necessário que toda mulher passe pela dilatação. A dilatação acontece de diferentes maneiras para cada mulher, podendo demorar muitas horas para algumas – chegando a passar dias somente com as contrações e dilatando – ou  sendo um processo rápido.

Se você está grávida ou quer engravidar em breve e, é claro, deseja um parto normal, é importante entender como ocorre a dilatação. Além disso, existem alguns exercícios, atividades e “truques” que ajudam a influenciar muito na hora do parto para que a dilatação aconteça mais rapidamente, evitando longas horas de dor e contrações, que é importante saber para caso seja necessário no seu caso.

Conheça mais sobre esse momento:

Como ocorre a dilatação no parto normal

O claro sinal de que você está entrando em trabalho de parto é quando a sua bolsa d’água se rompe. Somos acostumadas a ver muito essa cena nas novelas, filmes e afins, mas a verdade é que ela nem sempre é igual para todas as mulheres. Por isso é muito necessário consultar um obstetra ao perceber as alterações no corpo e sinais como esse.

A dilatação começa, de verdade, quando as primeiras contrações surgem. Muitas mulheres costumam ter sinais falsos, as conhecidas falsas contrações que podem enganar bastante. Por isso é necessário estar atenta e monitorar as contrações para perceber qual é a frequência e o tempo entre cada uma delas.

Quando as contrações durarem meio minuto e tiverem intervalo de dez minutos entre cada uma, é um sinal claro de que você está começando o trabalho de parto. As contrações verdadeiras costumam fazer a gestante sentir um aperto abdominal, a dor vai se intensificando conforme as contrações forem aumentando, ao contrario das falsas contrações que costumam ser indolores.

Durante as contrações a cabeça do bebê começa a abrir o colo, para permitir a sua passagem, é quando e como ocorre a dilatação. A cada contração o bebê é empurrado para baixo, permitindo que o colo abra cada vez mais, é necessário que se tenha 10 cm de dilatação para que ocorra o parto normal.

Quando se está perto do trabalho de parto é normal que a mulher dilate até 3 centímetros. Algumas mulheres dilatam rapidamente, indo de 3 centímetros a 10 em apenas algumas horas. Outras, no entanto, chegam a passar mais de dois dias com apenas 3 centímetros de dilatação e sentindo contrações espaçadas.

Essa dificuldade na dilatação pode acontecer com qualquer mulher e não existem sinais claros que indiquem que você terá facilidade ou dificuldade na hora do trabalho de parto.  Por isso é sempre bom se prevenir conhecendo algumas técnicas que podem ajudar a facilitar o momento do trabalho de parto e ajudar a fazer com que a dilatação aconteça mais rapidamente.

Atividades que ajudam a mulher a dilatar durante o trabalho de parto

Como foi dito, nem todas as mulheres dilatam rapidamente e com facilidade. Alguns partos são mais difíceis e demorados, como não tem como você prever como será o seu é importante estar pronta para tudo e conhecer algumas técnicas que ajudam a aliviar as dores e aumentar a dilatação.

A primeira dica é andar e passear. Muitos médicos indicam para as mulheres que entram no hospital já em trabalho de parto para que ela fique andando justamente para ajudar na dilatação. Se você ainda está em casa e sente que a dilatação está demorando para chegar a 3 centímetros e as contrações se intensificarem, é excelente buscar por caminhar dentro de casa, sempre com calma, lentamente e sem fazer força.

Muitas mulheres ultimamente tem optado pelo parto humanizado justamente por ele dar à mãe muito mais liberdade de ter o bebê de forma natural, sem muitas intervenções médicas. Durante um parto humanizado, que pode ser feito em casa com uma doula ou em um hospital que atenda às necessidades e pedidos da futura mamãe, são feitos muito exercícios que ajudam a diminuir os desconfortos das contrações e agilizar a dilatação.

Claro que nenhuma atividade é simplesmente milagrosa e fará com que todo o parto seja indolor e que a dilatação ocorra como em um passe de mágica, porém essas medidas são tomadas para que o trabalho de parto seja o menos desconfortável o possível.

Durante o parto humanizado é normal a mulher ficar dentro de uma piscina de plástico,  especialmente quando o parto ocorre em casa. Ajuda a evitar dores muito fortes, principalmente se a água estiver morna. Além disso, é importante ter à disposição bolas de ginasticas e fazer exercícios com bastante cuidado, para aliviar as dores das contrações, os desconfortos nas pernas e na coluna e também fazer com que a dilatação ocorra mais rapidamente.

 

Quando você entende como ocorre a dilatação, o trabalho de parto se torna um pouco mais tranquilo justamente por você ter conhecimento do processo pelo qual o seu corpo está passando. Por isso, mesmo que você esteja planejando uma cesárea é importante saber dessas coisas, afinal nem tudo pode ser controlado, não é mesmo?

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: