Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > A futura Mamãe

A futura Mamãe

Fallback Image

gravidezMesmo antes da confirmação através de um teste, a futura mamãe percebe e subjetivamente sabe da existência do bebê. A partir do encontro do espermatozóide com o óvulo, quando ocorre a fecundação, no organismo da mulher iniciase uma série de transformações internas e externas que preparam-na para abrigar o novo ser.

Normalmente a primeira desconfiança da gravidez surge com a ausência da menstruação, aliada aos seguintes sintomas:

vontade de urinar com freqüência;

seios inchados e doloridos como no período prémestrual;

sensações de cansaço e sonolência freqüentes.

náuseas e vômito.

aumento da secreção salivar

Os hormônios liberam substâncias que provocam efeitos regularizadores e excitantes no organismo, sendo por isso responsáveis pela maioria das alterações.

Hormônio que estimula o crescimento das células e a retenção de água no corpo da grávida, o estrogênio possibilita a gravidez e ajuda a mantê-la. Apresenta-se desde o inicio e pode causar enjôos, alterações na respiração, audição e pequenos sangramentos no nariz e na gengiva.

A progesterona atua sobre a musculatura lisa do corpo, relaxando as fibras, por isso provoca um inchaço nos seios e o aumento da elasticidade do útero preparando-o para a expansão nos próximos meses. Aliás, o volume do útero aumenta cerca de mil vezes durante a gravidez, de modo que os demais órgãos ficam comprimidos e mudam de posição.

Pressão baixa, tonturas e desmaios podem ocorrer porque abdome pressiona os grandes vasos na frente da coluna, alterando o fluxo sangüíneo. Se ocorrerem, procure deitar-se de lado pois a posição alivia a pressão do útero sobre os vasos e refaz a circulação. É aconselhável evitar ambientes abafados, banhos muito quentes e sauna.

Também conhecido como HCG, a gonodotrofina coriônica é exclusiva do processo gestacional. Produzida pelo tecido embrionário que dá origem à placenta, é através de sua presença no sangue ou na urina que se tem o resultado positivo no teste de gravidez. Náuseas, enjôos e vômitos, salivação excessiva e aumento da sensibilidade olfativa são atribuídos a esse hormônio.

O surgimento de manchas no rosto e no colo e o crescimento anormal de pelos é normal durante a gravidez, causada pela ação hormonal tendem a desaparecer completamente após o nascimento do bebê. A alteração do paladar permanece durante toda a gravidez e também tem causas hormonais. E embora os famosos desejos sejam psicológicos, tal alteração pode provocar apetites estranhos.

No geral ocorre um aumento da freqüência urinária, cardíaca e respiratória, enfim todos os órgãos passarão a trabalhar por dois. A menstruação cessa por completo e o muco vaginal se torna mais intenso de modo a favorecer a saída do bebê na hora do parto, a secreção deve apresentar coloração branca e nenhum odor. Os seios costumam ficar um tanto doloridos e a pigmentação da pele mais acentuada, a auréola e o bico podem adquirir uma coloração mais escura.

A partir do terceiro mês, o útero se acomoda numa posição mais agradável e a tendência é o desaparecimento dos desconfortos experimentados no início da gravidez. O peso aumenta e a barriga começa a aparecer. Mas até que a barriga cresça e apareça, dificilmente se imagina com que intensidade a vida está se desenvolvendo em seu interior. Dentro do organismo da mãe o futuro bebê sofre contínuas transformações.

Nas primeiras semanas o ovo fecundado caminha emdireção ao útero, é a célula inicial da qual surgirão todas as demais. Na quarta semana, divide-se em duas partes, sendo que uma delas dará origem ao embrião enquanto a outra aos anexos fetais ou seja a bolsa das águas, a placenta e o cordão umbilical.

[Primeira gravidez]

Similar Articles

  • Mininas me ajuda ….

    essses tempos eu tive
    relaçao com meu namorado …
    E minha mestruçao atrasou
    3 diias e dai entao eu sintu umas dores muito forte na barriga
    e eu tomei um remedio (diad)
    demorou uns minutos depois eu vomiteii tudo para fora …
    Sera que eu estou gravida ??

    meu msn e [email protected]

    me add aii

  • Ana Beatriz

    eu gostaria de saber se estou,pois minhas mestrução certa veio no mes de maio corretamente vindo sangue,mas ja no mes de junho naum veio sangue veio mais uma borra preta,e daii naum veio mais mestruação,so a borrinha preta,diante disso,sinto muito sintomas,como:enjou,dores de cabeça,seios doloridos,a barriga mais durinhaa..etc…enfim acho que posso estar gravida,posso estar gravida devido a esse acontecimentos?
    Obriigada!
    me add aiii

    • Olá Ana Beatriz,
      Os sintomas são realmente de uma gravidez, mas o que você deve fazer é procurar um médico para poder fazer exames e saber se mesmo é uma gravidez ou não.
      Beijos
      Equipe Melhor Amiga

    • Olá Ana, bom dia.
      Não temos como fazer o diagnóstico a distância.
      Procure um médico que poderá lhe consultar e realizar algum exame.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

Acima
%d blogueiros gostam disto: