Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Dicas contra as cólicas dos bebês

Dicas contra as cólicas dos bebês

Fallback Image

bebê chorandoNada desespera mais a mãe do que o chorinho de seu bebê e ficar sem entender o que está acontecendo com ele. Pior ainda é quando ele começa a contorcer todo aquele corpinho pequeno e frágil, não é mesmo? Nem tanto, afinal isso pode ser um sinal de que ele está sofrendo de cólicas. Como fazer então para resolver esse problema tão comum na primeira fase da vida. O Gravidez Absoluta entrevistou o pediatra Andre Bressan sobre o assunto.

Como perceber que o bebê está com cólica?

O bebê se contorce, a barriguinha estufa e fica um pouco tensa. Quando ele chora, costuma esticar as perninhas.

A mãe precisa fazer alguma dieta específica para reduzir as cólicas no bebê?

Apesar de a dieta ser muito recomendada para a mãe nos casos em que o bebê ainda mama, nunca foi comprovada a relação real entre a cólica do bebê com a ingestão da mãe. Mas é claro que elas devem se alimentar da melhor forma possível, com prazer e equilíbrio e ingerir muito líquido durante o dia. As cólicas são inevitáveis. Geralmente é uma forma de se imputar à mãe mais uma sensação de culpa.

Que medicamentos são indicados para cólicas?

Antiespasmódicos. Mas evite a automedicação! Se o seu bebê chora demais, procure seu pediatra. Pode ser refluxo ou mesmo alguma outra patologia.

Existem chás ou outros métodos que possam reduzir as cólicas sem tomar remédios?

Se o bebê é amamentado exclusivamente ao seio, deve-se evitar o uso de “chás-da-vovó” e outros alimentos/líquidos. Se já é aleitado com leites de outros animais (cabra), com fórmulas ou extratos vegetais (soja), chás como boldo, melissa e erva-cidreira podem ajudar um pouco. Massagens, compressas mornas, contato pele-a-pele (ou barriga-com-barriga) podem auxiliar também. Até um banho morno pode ajudar.

Qual é a melhor posição para colocar o bebê durante uma crise de cólica?

Sobre a cama ou berço, de barriguinha para baixo. No colo, barriga-com-barriga, com uma leve compressão.

Em que período o bebê tem mais cólicas?

No final da tarde e início da noite. Mas é claro que ele não vai perder a oportunidade de chorar no meio da madrugada.

Por que ocorrem as cólicas?

Na verdade, é bem possível que se chame qualquer choro de cólica. No início, não se sabe muito bem, mas com o tempo os pais já começam a diferenciar os choros.

O motivo mais comum é a briga entre as bactérias nos primeiros meses de vida, tentando ver quem prevalece como microbiota daquela criança. Outro motivo é a imaturidade do sistema digestório. Mais uma causa poder ser a ingestão de ar durante as mamadas ou pela respiração dificultada por um narizinho obstruído.

Bolsas de água quente na barriga do neném auxiliam a combater as cólicas?

Nunca use bolsas quentes em bebê nenhum! A bolsa deve estar morna, e testada na sua própria pele e confortável (testar na face interna dos braços, na própria barriga ou mesmo no rosto). Se te queimar primeiro, menos mal, mas não se deve expor o bebê ao risco de sofrer uma queimadura de 1o ou 2o graus.

Fazer o bebê arrotar reduz as cólicas?

Pode ajudar, no tocante ao estômago. Mas se a coleção gasosa é mais baixa (intestinos), então não ajuda.

[Gravidez absoluta]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: