Você está aqui
Home > Saúde > Lentes de contato com células-tronco podem curar a cegueira

Lentes de contato com células-tronco podem curar a cegueira

Fallback Image

Pesquisadores da Universidade de South Whales, na Austrália, desenvolveram uma lente de contato especial feita acegueira partir de células-tronco. A técnica, capaz de substituir células danificadas por células saudáveis na região ocular, é vista como uma esperança para que deficientes visuais voltem a enxergar.

Para a realização das análises, primeiramente, foram retirados uma parte (menos de um milímetro) de tecido da córnea de cada um dos três pacientes testados até agora. Depois do recolhimento do tecido, partiu-se para o cultivo das células-tronco deles na lente de contato.

As córneas dos pacientes foram higienizadas para evitar infecções e as lentes foram inseridas nos olhos dos pacientes através de um micro-procedimento cirúrgico. Dentro de 10 a 14 dias (tempo que variou de um paciente outro), as células tronco substituíram as células danificadas.

Segundo os pesquisadores, se utilizadas por mais tempo, as lentes podem até reconstituir a córnea do paciente. Dos três participantes da pesquisa, todos totalmente cegos, dois voltaram a ler letras grandes e um recuperou totalmente a visão.

Experiência brasileira

No Brasil, um procedimento semelhante vem sendo testado por pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com a oftalmologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ( HCFRP).

Três voluntários, com menos de 10% da visão, receberam injeções de células-tronco, implantadas na cavidade vítrea do globo ocular e tiveram a recuperação das células comprometidas recuperando significativamente a capacidade de enxergar.

O procedimento é feito em um único dia. As células são retiradas da própria medula óssea dos pacientes por meio de punção e, em seguida, são processadas em um laboratório no Hemocentro. Cerca de quatro horas depois é feita a aplicação nos olhos do paciente.

Os cientistas explicam que os resultados devem passar pela avaliação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep para serem aprovados, mas a equipe se mostra otimista e espera que o tratamento possa atender principalmente a população mais carente.

[Minha Vida]

Similar Articles

6 thoughts on “Lentes de contato com células-tronco podem curar a cegueira

  1. Pingback: Melhor Amiga
    1. Olá Eduardo,
      Primeiramente obrigada por entrar em contato.
      Bom quanto ao procedimento, ainda não temos informações de quando começarão ser realizadas, pois, as pesquisas devem passar pela avaliação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep, para serem aprovados.
      Continue acompanhando nosso blog, que qualquer novidade sobre o assunto informaremos.
      Abraço,
      Equipe Melhor Amiga

  2. No jornal Nacional Globo,de 5/3/10, foi noticiado que está sendo utilizada ,em cirurgia, ainda em pesquisa, celulas tronco em pacientes cegos ou baixa visão .e com grande sucesso, pois pacientes voltarm a enchergar.
    Como proceder para indicar uma pessoa para fazer parte dessa pequisa que voces estão fazendo com o Hemocentro de Ribeirão Preto e o Hosp. das Clinicas da Fac. de Medicina de Ribeião Preto?

    1. Olá Mary, boa tarde.
      Para adquirir esta informação você deve entrar em contato com o Hemocentro de Ribeirão Preto e o Hospital das Clinicas da Fac. de Medicina de Ribeirão Preto.
      O Melhor Amiga apenas publica as notícias.
      Continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  3. Será que meu filho que tem baixa visão pode participar desse procedimento?.Ele tem doze anos sensibilidade com a luminosidade contraste e cores. Obrigada aguardo resposta.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima