Você está aqui
Home > Saúde > Autoconhecimento previne a depressão

Autoconhecimento previne a depressão

Fallback Image

depressaoA Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, recentemente, dados preocupantes: a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas que problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. A saber: atualmente, mais de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem transtornos mentais. No Brasil, são 20% das mulheres e 12% dos homens. Esse número, porém, só tende a crescer.

Segundo o psicólogo Paulo Tessarioli, existem meios de se prevenir contra a depressão. “O autoconhecimento é o ponto de partida para esta prevenção. Estar consciente da sua história é fundamental. Quem é você? Quais são suas raízes? O sentimento que temos em relação a nós mesmos, às pessoas e ao mundo faz muita diferença. O desenvolvimento da resistência contribui para evitar a depressão”, disse.

Tessarioli explica que a depressão está associada a diversos fatores. Porém, o que mais contribui para desenvolver a doença é o estresse. A afirmação vai de encontro com outro ponto levantado pela pesquisa da OMS. Segundo a organização, os países pobres são os que mais sofrem com o problema, já que são registrados mais casos de depressão nestes lugares do que nos países desenvolvidos. “Isso acontece porque as dificuldades econômicas são por si só geradoras de estresse, pois, dependendo do seu grau, não conseguem suprir necessidades básicas de sobrevivência e segurança.”

A depressão será também, de acordo com a OMS, a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para o governo, devido aos gastos com tratamento para a população. A doença muitas vezes é confundida apenas com uma tristeza, porém é muito mais grave e precisa de acompanhamento médico. “A depressão é uma doença que afeta todo o organismo, assim só é possível a cura quando se faz um tratamento com profissional.”

Outro ponto importante, de acordo com o psicólogo, é não confundir uma tristeza passageira com depressão. “Geralmente, sabemos os motivos que nos deixam tristes. Pode ser por causa do término de um namoro, ou do aumento de salário que ainda não foi concedido. Porém, o motivo desta minha tristeza eu conheço e sei que posso melhorar em breve, quando esta situação mudar. Na depressão não se sabe o motivo daquela tristeza toda.”

Os sintomas da depressão são mais complexos e estão ligados à irritação, sono ou falta dele, desânimo, desesperança, falta de energia, momentos de inquietação, agitação, ansiedade, angústia, falta de apetite ou excesso dele, isolamento, ideias suicidas (em alguns casos), entre outros.

[Terra]

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima