Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > O silicone prejudica a amamentação?

O silicone prejudica a amamentação?

Fallback Image

AmamentaçãoAo contrário do que a maioria das mulheres pensa, seios com silicone podem permitir uma amamentação tão saudável quanto aqueles que não passaram pela operação.

O assunto, no entanto, é rodeado de verdades e mentiras e, para esclarecer as dúvidas mais freqüentes, convidamos o médico Naif Thadeu, especializado em cirurgia geral e cirurgia plástica, para falar sobre o tema.

O silicone prejudica a amamentação?

Não, os implantes de silicone utilizados corretamente pelos cirurgiões plásticos no aumento das mamas não prejudicam em nada a amamentação. Até porque todas as vias de acesso para a colocação dos implantes (periareolar, submamária, axilar, abdominal e umbilical), como todos os planos de escolha para o seu posicionamento definitivo (retromuscular, subfascial e retroglandular), já evitam qualquer agressão cirúrgica à glândula mamária.

Se não prejudica, pode afetar de algum modo a mulher?

Não, os implantes de silicone possuem uma barreira (externa) que separa o gel (interno) do organismo da mulher. Tanto essa barreira como o gel interno, tem sido desenvolvidos, nas últimas décadas, de maneira a cumprir todas as exigências dos órgãos de vigilância sanitária mundiais. Se isso não bastasse, o próprio organismo humano forma outra barreira orgânica em volta do implante, causando uma dupla proteção aos tecidos adjacentes. Todos os implantes utilizados oficialmente no Brasil vêm acompanhados de um certificado de autenticidade de procedência, com correspondente registro na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e um número de série único para cada implante.

Alguma outra cirurgia pode afetar a amamentação?

Sim, muitas cirurgias podem afetar a amamentação, bastando para isso que interfiram em qualquer mecanismo ligado tanto à produção como à excreção do leite. As mastectomias (retiradas das mamas por tumores), sejam parciais ou totais, podem interferir na amamentação. Outra possibilidade de interferência na amamentação é no caso das gigantomastias (mamas muito volumosas), quando as submetemos à mastoplastias redutoras. Nesses casos é possível necessitarmos de uma retirada de grande parte da zona produtora do leite, além de interrompermos a comunicação entre a pequena zona produtora remanescente com a papila mamária (antes chamada de mamilo).

O uso de prótese pode alterar o sabor?

Não, isso é um mito.

[Toque feminino]

Similar Articles

One thought on “O silicone prejudica a amamentação?

  1. Pingback: Melhor Amiga

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima