Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Os riscos da cesariana agendada

Os riscos da cesariana agendada

Fallback Image

cesarianaSó numa roda de conversa dá para sentir que o parto normal anda com a popularidade em baixa entre as gestantes. Dados recentes divulgados pelo The NHS Information Centre, na Inglaterra, deixaram os médicos britânicos preocupados ao mostrar que 25% dos partos realizados no Reino Unido, entre 2008 e 2009, foram cesárias. Nos Estados Unidos, em 2005, esse índice já era de 30,2%.

No Brasil, os números são maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, somente no SUS, 33,25% dos partos realizados em 2008 foram cirúrgicos, o que representa cerca de 660 mil cesáreas. Todos esses dados contrariam a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que determina que este tipo de parto represente somente entre 10% e 15%.

O maior problema da cesária, segundo os pesquisadores, é o fato de a cirurgia ser agendada sem que a mulher esteja efetivamente em trabalho de parto. Para avaliar a dimensão do problema, um outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, avaliou 13.258 cesáreas eletivas, as chamadas cirurgias agendadas.

Destas, 35,8% aconteceram antes de 39 semanas, e o resultado mostrou que os bebês nascidos com 37 e 38 semanas apresentaram mais risco de complicações, entre elas problemas respiratórios e hipoglicemia, em comparação aos que nasceram em partos normais.

“A cesária não deixa de ser uma cirurgia, que, para ser realizada, demanda um corte no abdômen. Com a cavidade exposta, aumentam as chances de se contrair uma infecção, por exemplo”, destaca Magda. O método só é recomendado quando o bebê ou a mãe sofre algum tipo de risco. Se há um trabalho de parto prematuro ou o prazo do nascimento ultrapassa, ai então a cesariana é fundamental, completa a médica. Se não for por um motivo realmente sério, é perigoso”, explica a obstetra Magda Salvador.

[Minha Vida]

Similar Articles

5 thoughts on “Os riscos da cesariana agendada

  1. Pingback: Melhor Amiga
  2. meu parto foi casarea e tou com um poblema uma secreçao na colage e minha mestruaçao ta o sangue grosso e forte to com medo mim ajude obrigado….

    1. OLá Jecione, bom dia.
      Obrigada por entrar em contato.
      Infelizmente não poderemos te ajudar a distância, o correto é que você consulte um médico para que possa te dar um diagnóstico preciso e te auxilie da melhor maneira.
      Continue nos acompanhando e melhoras.
      Abraço,
      Equipe Melhor Amiga

  3. OI TUDO BEM?!
    ME CHAMO CICERA E TENHO 21 ANOS E FIZ CESARIANA A DOIS MESES, E TENHO ALGUMAS
    DÚVIDAS,NA MINHA GESTAÇÃO FIZ UMA BARRIGA MUITO GRANDE,DEPOI QUE TIVE MEU BEBE ESTOU COM ALGUNS PROBLEMAS,TEM DIA QUE ESTOU COM A BARRIGA GRANDE PARECENDO QUE ESTA CHEIA DE GASES E NO OUTRO MUCHA E MINHA MESTRUAÇÃO AINDA NÃO VEIO ISSO É NORMAL?
    TEM ALGUMA FORMA DE DIMINUIR A BARRIGA? TENHO DÚVIDA AO USO DA CINTA QUAL DEVO USAR E POR QUANTO TEMPO?
    AGRADESSO DESDE DE JÁ…..
    MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima