Você está aqui
Home > Turismo > Conheça o deserto que vira lagoa

Conheça o deserto que vira lagoa

Fallback Image

alagamar 2Nos meses de chuva, o solo rachado do Alagamar se transforma em espelho d’água.

Chão rachado e seco. Caatinga sem arbustos em um terreno totalmente plano e amplo. É um deserto que surpreende por, no período de chuvas, se transformar em um espelho d’água. Riqueza potiguar e um tesouro desconhecido da maioria.

É o Alagamar, uma jóia em sua contradição.

O município de Macau é famoso por suas salinas, que fornecem a maior parte do sal consumido no Brasil. Localizada no litoral norte do estado, a cidade fica em uma região onde dunas e manguezais dividem espaço com trechos de caatinga, coqueirais e carnaúbas.

Em meio ao variado conjunto de cenários de Macau, a planície de solo rachado do Alagamar surpreende o viajante. Mas lembre-se que o deserto se transforma em uma lagoa cristalina em março e junho, os dois únicos meses de chuva do ano.

alagamarSão 30 quilômetros quadrados de terra seca, o que equivale a um terço da mancha urbana de Natal. A área é tão grande que, no meio dela, para todos os lados que se olha, só se vê o horizonte plano e a terra seca.

Até bem pouco tempo, a única maneira de conhecer o Alagamar era enfrentando os desafios de uma viagem off-road, em jipes ou buggys. Por isso, somente nativos e aventureiros chegavam lá. Mas em 2004 foi construída uma estrada asfaltada, que começa no município sertanejo de Carnaubais, a 350 quilômetros de Natal, e termina em Porto do Mangue, no encontro do Rio Açu com o Oceano Atlântico.

Os viajantes invariavelmente param na estrada que corta o deserto ao meio para admirar a paisagem totalmente plana, o solo seco e sentir o sol escaldante. A sensação de tranqüilidade é imediata e inesquecível. A única visão que pode quebrar a sensação de vazio do local é algum set de filmagem. Com tanta aridez, o Alagamar é freqüentemente usado como cenário desértico para filmes e comerciais.

[UOL]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: