Você está aqui
Home > Beleza > Dúvidas sobre alergia aos esmaltes de unha

Dúvidas sobre alergia aos esmaltes de unha

Fallback Image

alergia de esmalteOs esmaltes são utilizados não apenas esteticamente, mas auxiliam no fortalecimento e proteção das unhas das agressões diárias. O que poucas pessoas sabem é que os esmaltes de unha são uma causa freqüente de alergia de pele e que o local mais freqüente são as pálpebras superiores que se tornam vermelhas com descamação.

A alergia ao esmalte causa lesões ao redor dos olhos e pescoço, com vermelhidão e coceira, lugares onde levamos as mãos com freqüência. Pode-se dizer que 10% da população possui alergia ao esmalte. O principal causador de reações alérgicas é o formaldeído e o tolueno presentes na composição. O tolueno é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e o formaldeído está presente na resina. A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto. Até o momento o formaldeído só está proibido nos Estados Unidos, Canadá e nos países do oeste europeu.

Temos que lembrar que a alergia pode não ser do tolueno ou do formaldeído e sim da mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.

Confira os esclarecimentos para as principais dúvidas:

Quando faço a unha, fico com os olhos inchados, é alergia a esmalte?

Provavelmente, a alergia (dermatite de contato) a esmaltes aparece como placas vermelhas com descamação, nas pálpebras, pescoço e colo e às vezes na palma das mãos.

Quais são os sintomas da alergia a esmaltes?

Inchaço nos olhos (pálpebras), vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos

Usei um esmalte antialérgico e continuei tendo alergia, é normal?

No esmalte antialérgico ou hipoalergênico, o formaldeído e o tolueno são substituídos por outra resina. Você pode ser alérgica a esta nova resina ou a algum outro componente do esmalte.

Qual cuidado preciso ter quando for à manicure?

Se for alérgica a esmaltes, use sempre base e esmaltes hipoalergênicos.

Como posso saber se sou alérgica somente ao tolueno ou também a outras substancias do esmalte?

O diagnóstico é feito pelo teste de contato feito no alergista.

Como é realizado o teste?

O teste tem uma bateria de substâncias padronizadas (no Brasil são 35, entre elas temos o formaldeído e as resinas). As substâncias são coladas à pele das costas com adesivo hipoalérgico. Após 48 horas é retirado e é feita a primeira avaliação (observa-se se em algum local ocorreu à reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde). A segunda avaliação é após 96 horas. O teste dá positivo, quando aparece vermelhidão e até bolhas no local de determinada substância (isto quer dizer que a pessoa é alérgica a esta substância)

Existe tratamento ou remédio para quem tem alergia a esmaltes?

O tratamento é o mesmo para qualquer alergia. A pessoa alérgica não pode mais usar esmaltes que não seja hipoalérgico.

A base incolor aplicada antes do esmalte dá alergia?

Sim, ela tem os mesmos produtos que o esmalte, sendo que a quantidade de resina (tolueno, sulfonamida, formaldeído) é maior, para aumentar a aderência do esmalte.

A Dr. Daniela Graff é dermatologista, colunista sobre saúde da pele.

[Vila mulher]

Similar Articles

8 thoughts on “Dúvidas sobre alergia aos esmaltes de unha

  1. Faz uns 2 anos q venho tendo alergia toda vez que tenho contato com esmalte e acetona. Minhas unhas dos pés já não tem nem mais jeito, já cairam, já quebraram e hoje elas são horriveis, tenho muita vergonha do meu pé. As unhas da mão são as únicas q não me dão problemas, porém quando eu as faço fico com as palpebras descascando e ardendo de tanto coçar e as vezes até incham. Gostaria de saber o que fazer pra melhorar essa situação, pois minhas unhas sempre foram tão bonitas e agora isso me deixa muito pra baixo…

  2. Ola, Dr. Daniele!

    Bom, infelizmente eu sou alérgica a esmaltes. Como eu os aaamo, eu não deixo de usá-los. Eu SEMPRE usei esmaltes e nunca tive nenhum sintoma, depois de muito tempo foi que a alergia se desenvolveu. Meu organismo já não deveria ficar imune dessas substâncias??? E outra dúvida, às vezes eu uso o esmalte e ele não me causa alergia, eu não sinto nenhum sintoma. O que isso quer dizer?? É normal da alergia?? Eu uso também os esmaltes hipoalergênicos e os que não são, mas sempre que uso os que não são hipoalergênicos passo uma camada de base hipoalergênica antes e depois passo mais uma por cima do esmalte, e aí a alergia não aparece! 😀 Por favor, ficaria muitíssimo agradecida se me mandasse um e-mail esclarecendo minhas dúvidas!!! Bjos!

    1. Olá Amanda tudo bem?
      Obrigada por nos escrever, nós do site Melhor Amiga apenas publicamos as matérias, para maiores informações procure um dermatologista, pois nada melhor do que consultar um profissional da área para exclarecer as dúvidas certo?. Obrigada.
      Beijos e boa sorte.
      Equipe Melhor Amiga

  3. ah, outra dúvida!

    Quando a alergia aparece após pintar as unhas, eu uso sobre a mesma aquele batom de manteiga de cacau, pois ela é medicinal e me falaram que poderia melhorar usando. Ameniza muito quando uso. Tem algum problema em usá-la??

    me manda um e-mail, por favor! bjs

    1. Olá, uma dica seria vc usar luvas e se não adiantar usar também máscara daquelas que dentistas usam, isso pode ajudar a minimizar o problema. Caso não melhore procure ajuda de um médico dermatologista ele poderá lhe auxiliar melhor. Boa sorte. Equipe Melhor Amiga

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima