Você está aqui
Home > Saúde > Que tipo de água tomar, filtrada ou mineral?

Que tipo de água tomar, filtrada ou mineral?

Fallback Image

Conheça as diferenças entre água tratada e proveniente de mina

Qual a origem da água que você toma em casa? Da torneira ou mineral, vendida em galões? Quanto aos cuidados, qual a melhor forma de eliminar impurezas da água tratada? Filtrar ou ferver? A qualidade do produto reflete diretamente na saúde do consumidor. Por isso, é importante ficar atento e saber sobre a origem e a melhor forma de cuidar dessa substância essencial à vida.

O biólogo e diretor técnico da Bioagri Pedro Zagatto, explica que nem todas as águas são iguais: a oriunda de mina ou considerada “mineral”, por exemplo, que é engarrafa para venda, não passa por qualquer tipo de tratamento e possui menor diversidade de minerais do que aquela proveniente de rios e represas, que é captada e distribuída à população após tratamento. “A água mineral tem origem em uma fonte única, então pode apresentar baixa quantidade de elementos naturais, como cálcio e magnésio. Por isso, só pode ser comercializada se possuir sais minerais em quantidades mínimas estabelecidas por lei”, afirma.

Já a água de rio, possui, em sua maioria, composição homogênea, com alta diversidade de elementos naturais e essenciais, já que é enriquecida naturalmente pelos sais minerais retirados das rochas e sedimentos, ao longo do tempo, explica. Até chegar ao consumidor, a água passa por um longo processo de tratamento, que deve atender os padrões estabelecidos pela legislação. Entretanto, a rede de distribuição por onde passa a água tratada pode sofrer quebra e infiltração. Por isso, é importante que a água seja filtrada em casa.

E como tratar esta água em casa? Ferver pode eliminar micro-organismos, mas altera o sabor da água. Então, Zagatto recomenda o tradicional “filtro de barro”, feito de argila, que filtra as partículas, e de carvão, que retém substâncias orgânicas. Assim, é possível consumir um produto com mais qualidade e rico em sais minerais.

Mudança de hábitos

Até a década de 70, a população brasileira consumia, principalmente, água de torneira, filtrada por filtros de barro. A partir de então, em função da divulgação da qualidade das águas dos mananciais, que em sua maioria estão contaminados por esgoto doméstico e propiciam grandes florações de algas, que muitas vezes dão gosto e odor à água, a população passou a consumir água mineral (de galão/garrafa). Assim, criou-se um grande mercado de água mineral e o problema da poluição hídrica tornou-se de conhecimento popular.

Similar Articles

  • Pingback: Melhor Amiga()

  • Pingback: Norma Marques()

  • Pingback: Gilberto M. Braga()

  • Bob

    O Dr. Lair Ribeiro diz que a água deve ter índice de pH acima de 7. Até que ponto isso é realmente o principal fator a ser considerado?

Acima
%d blogueiros gostam disto: