Você está aqui
Home > Saúde > Responsabilidades da vida adulta podem causar obesidade masculina

Responsabilidades da vida adulta podem causar obesidade masculina

Fallback Image

Compromissos sem fim, contas, cobranças de esposa, filhos e outros familiares e responsabilidades no trabalho podem ser algumas das principais causas da obesidade em homens adultos.

Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada pelo departamento de psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Segundo os pesquisadores, não há relação entre o compromisso emocional, casamento ou namoro estável e duradouro e o ganho de peso.

As responsabilidades são de toda ordem e é a pressão psíquica de assumir o famoso papel de “homem provedor” perante a sociedade que causa a obesidade. O estudo surgiu devido à escassez de pesquisas sobre obesidade e o universo masculino.

Os participantes do trabalho forneceram dados para aplicação de uma escala que avalia a adaptação da pessoa nos campos afetivo-relacional, produtivo, sócio-cultural e orgânico, com uma classificação em termos de adaptação eficaz e ineficaz.

sta escala demonstrou o nível de dificuldade dos homens em lidar com as responsabilidades e a relação da pressão emocional com a obesidade.

Entre os pacientes apenas com sobrepeso, a pesquisa mostrou que os homens se relacionavam melhor com as próprias emoções, e apresentavam uma psicodinâmica onde a função paterna era mais presente.

A obesidade foi mais presente entre pacientes que apresentavam um histórico de doenças associadas às dificuldades emocionais.

A pesquisa revelou também que a maior dificuldade dos pacientes obesos não é emagrecer, mas sim assumir o problema e perceber que na maioria dos casos as causas são emocionais.

[Minha Vida]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: