Você está aqui
Home > Saúde > SAIBA TUDO SOBRE O CÂNCER DE PELE – Parte 1

SAIBA TUDO SOBRE O CÂNCER DE PELE – Parte 1

Fallback Image

Abordaremos em 2 partes este assunto tão importante, ainda mais nos dias de hoje onde o sol esta cada vez mais forte e, a proteçào do planeta cada vez mais fraca.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais freqüente no país. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) informam que, em 2008, 24,6% dos tumores malignos do Brasil eram de pele, e, desse total, cerca de 5% são melanomas, os principais responsáveis por mortes. Apesar desses dados preocupantes, quando detectado e tratado precocemente esse câncer apresenta altos índices de cura.

Chegou a hora de tirar todas as dúvidas sobre o câncer de pele, de forma a preveni-lo o quanto antes. Quem responde aos principais questionamentos sobre a doença é a médica oncologista Dra. Leticia Carvalho Neuenschwander, membro do corpo clínico da Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas, situada em Belo Horizonte.

Quais as formas de se proteger contra ao câncer de pele?

A principal prevenção ao câncer de pele é evitar a exposição ao sol sem proteção. Recomenda-se o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre. Deve-se evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.

Como é o tratamento?

O tratamento principal do câncer de pele baseia-se na remoção cirúrgica da lesão. Tratamento tópico ou radioterapia podem ser realizados. A decisão do procedimento é feita pelo médico e leva em consideração o tamanho, a topografia da lesão e o subtipo de câncer de pele.

Quais são os tipos de câncer de pele mais comuns?

Os tipos de câncer de pele mais freqüentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes.

Quais são as áreas do corpo mais atingidas?

As áreas do corpo de maior acometimento de câncer de pele são aquelas mais expostas ao sol como face, orelhas, tronco (colo), braços e mãos, embora no tipo melanoma pode surgir em áreas cobertas como no dorso(costas) e pernas.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o câncer de pele.
Abraços.
Equipe Melhor Amiga

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: