Você está aqui
Home > Saúde > Estudo revela que o uso de antidepressivos diminui efeito do tratamento contra o câncer de mama

Estudo revela que o uso de antidepressivos diminui efeito do tratamento contra o câncer de mama

Fallback Image

Mulheres têm 25% mais risco de sofrer volta de tumor devido aos medicamentos associados

Um estudo publicado no “British Medical Journal”mostrou queo uso de antidepressivos com a paroxetina na composição administrado juntamente com o tamoxifeno, pode diminuir o efeito do tratamento de câncer de mama, podendo ocasionar morte pela doença. Ambos os medicamentos são utilizados há anos por mulheres em tratamento, sendo que o tamoxifeno é utilizado como complemento à cirurgia e à quimioterapia. O Instituto Espaço de Vida alerta, através de seu consultor, o médico Ivo Carelli, que é preciso muita cautela no uso de diversos antidepressivos.

Durante a pesquisa, que analisou 2.430 pacientes com câncer de mama que tomavam o tamoxifeno entre 1993 e 2005, 30% das mulheres tomavam antidepressivos, entre eles a paroxetina, e 15% delas morreram em decorrência da doença.

Tanto a paroxetina quanto o tamoxifeno utilizam a mesma enzima (citocromo P450, produzida pelo gene CYP2D6) para entrarem em ação no organismo. Assim, os dois medicamentos juntos podem “competir” um com o outro, o que reduz os resultados desejados.

Similar Articles

Acima