Você está aqui
Home > Nutrição > Saiba se você tem intolerância ao Glúten

Saiba se você tem intolerância ao Glúten

Fallback Image

Este é um aviso marcado em diversas embalagens de produtos alimentícios, mas muitas pessoas desconhecem o que é e o perigo que esta proteína representa para alguns

Contém glúten ou não contém glúten. Este é um aviso marcado na maioria dos produtos alimentícios, com o objetivo de alertar às pessoas que sofrem de doença celíaca. O problema é que muitos não sabem o que é o glúten, sofrem da doença e acabam tratando outras enfermidades, muitas vezes por toda a vida.

A doença celíaca é uma intolerância permanente, ou seja, por toda a vida, ao glúten. De acordo com a nutricionista do Armazém Natural, espaço que oferece diversos produtos sem glúten, Marli Taborda Bianco, o glúten está presente no trigo, na aveia, no centeio na cevada e no malte. “A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença e geralmente aparece na infância, em crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas”, explica.

De acordo com Marli, é muito comum que a doença celíaca seja confundida com outras enfermidades, como doenças de pele ou problemas digestivos, por exemplo. “Os principais sintomas são distenção abdominal por gases, cólicas, náuseas e vômitos, falta de apetite, baixa estatura, fraqueza, mudanças de humor, alterações na pele, fraqueza nas unhas, anemia por deficiência de absorção de ferro e vitamina b12 e alterações no ciclo menstrual”, enumera.

O único tratamento para a doença celíaca é a não ingestão do glúten. Segundo a nutricionista, apesar de a proteína estar presentes em alimentos que fazem parte do dia a dia, é possível ter uma vida normal ingerindo aqueles que são preparados especialmente para os celíacos.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: