Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Álcool na gravidez é tema de dois encontros em São Paulo

Álcool na gravidez é tema de dois encontros em São Paulo

Fallback Image

Jornada do Instituto de Psiquiatria da USP e Congresso Paulista de Pediatria discutem os efeitos da ingestão de álcool na gravidez

O índice de alcoolismo feminino vem crescendo no Brasil de maneira alarmante, e a preocupação maior das autoridades de saúde é o abuso de bebidas alcoólicas durante a gravidez. Este tema será discutido em São Paulo em dois grandes encontros, onde o pediatra especializado no assunto, Herman Grinfeld, irá esclarecer sobre os efeitos do consumo nocivo do álcool por gestantes.

Dia 20 de março, o Dr. Grinfeld faz palestra na II Jornada da Mulher Dependente Química, organizada pelo Instituto de Psiquiatria da USP. Já no dia 28 de março, participa do 12º Congresso Paulista de Pediatria, com a palestra “Abuso de Bebidas Alcoólicas na Gravidez”.

Nas duas conferencias, Dr. Grinfeld levantará a discussão sobre os efeitos do abuso de bebidas alcoólicas durante a gravidez que levam à Sindrome Alcoólica Fetal (SAF), uma das doenças que apresentam compromentimento neuro-psiquiátrico. Outro fator importante que será discutido é o desconhecimento da quantidade exata de doses, que ingerida durante a gestação, pode causar danos ao feto. Evidencias recentes sugerem que mesmo uma dose por semana pode estar associada com a possibilidade significativa de dificuldades mentais.

As discussões sobre este assunto tão importante buscarão levantar dados de avaliação criteriosa da SAF, que permita que as crianças identificadas, em tempo, com a doença possam receber cuidados médicos adequados, serem encaminhadas para tratamentos específicos e intervenções eficazes no plano educacional.

Estudos, em linha de pesquisa, sobre o alcoolismo feminino são recentes. O que se sabe é que as mulheres têm maior biodisponibilidade ao álcool do que os homens, isto é, quando consomem quantidades idênticas, as concentrações do etanol no público feminino são maiores do que no masculino.

O Brasil tem hoje um índice anual de natalidade de 3 milhões. Estima-se que a cada ano possam surgir de 3 a 9 mil novos casos de Sindrome Alcoólica Fetal.

Serviço:
II Jornada da Mulher Dependência Química
Palestra: “Efeitos do consumo nocivo de álcool por gestantes”
Pediatra convidado: Dr. Hermann Grinfeld
Dia: 20 de março Local: Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP
Rua Doutor Ovídeo Pires de Campos, 785

12º Congresso Paulista de Pediatria – de 27 a 30 de março
Palestra: “Abuso de Bebidas Alcoólicas na Gravidez”
Pediatra convidado: Dr. Hermann Grinfeld
Domingo, dia: 28 de março das 11h30 às 12h15
Local: Transamérica Expo Center
Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Promotor: SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo

Similar Articles

Acima