Você está aqui
Home > Beleza > Apague as marcas do verão

Apague as marcas do verão

Fallback Image

É época de cuidar da pele e tratar os sinais resultantes da falta de cuidados durante a estação mais quente do ano.

Com a chegada de frentes frias e o clima típico do outono, o verão fica definitivamente para trás, deixando apenas as lembranças do tempo de praia e férias. Infelizmente, as marcas da estação não ficam apenas na memória. “A maioria das pessoas não cuida devidamente da pele durante o verão e o resultado é o aparecimento de manchas, queimaduras, micoses e outras seqüelas que precisam ser tratadas”, explica a dermatologista Dra. Annia Cordeiro Lourenço.

Segundo a especialista, isso acontece porque a exposição ao sol sem proteção ou com proteção inadequada aumenta a pigmentação da pele e, além de facilitar o aparecimento de novas manchas, as marcas já existentes tendem a piorar. “A cada verão, tem aumentado o número de mulheres com manchas escuras no rosto, chamadas de melasma, também consequência da exposição sem cuidados ao sol, calor e luz”, aponta.

Mesmo apresentando esses e outros sinais, muita gente resolve ignorar as manchas e esperar que diminuam com o tempo. Entretanto, esse pode ser o primeiro passo para um agravamento do problema. “Mesmo com o fim do verão, o sol está presente o ano todo e causa um dano cumulativo na pele. No caso das manchas, elas pioram cada vez que a pessoa expõe-se aos raios solares. As manchas do rosto, por exemplo, tendem a se agravar, pois ficam continuamente expostas”, ressalta a dermatologista.

Com o fim definitivo da estação mais quente, o início outono é o momento mais indicado para avaliar o impacto do verão na pele e iniciar os tratamentos necessários. Para as manchas, é possível realizar clareamento com ácidos, peelings e medicações antioxidantes. Há ainda a possibilidade de usar laser para tratar o melasmas– manchas escuras. Os tratamentos são novos e bastante eficientes. “Mas é muito importante que o especialista conheça bem o problema, bem como o tratamento. Se a pele não estiver devidamente preparada ou se o laser for muito agressivo, a mancha pode piorar”, alerta.

Após o verão, há também um aumento da incidência de acne resultante principalmente do uso de cremes e protetores solares oleosos. Nesses casos, são indicados peelings com ácidos antiinflamatórios e anti-seborreícos, limpeza de pele, além de antibióticos, se necessário”.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: