Você está aqui
Home > Gastronomia > Como armazenar corretamente os espumantes

Como armazenar corretamente os espumantes

Fallback Image

A enófila Adriana Grasso dá dicas de como guardar a bebida corretamente para que o sabor não seja ameaçado

O lugar ideal para armazenar o espumante é numa cave ou adega. Caso não seja possível, escolha um lugar que seja escuro, sem grandes variações de temperatura e longe de alimentos com odores marcantes. “Não se esqueça: os grandes inimigos para a conservação do espumante são o calor e a luz”, alerta a enófila Adriana Grasso.

O espumante deve ser mantido deitado, caso contrário, se a garrafa for mantida na vertical durante mais de quatro meses, a rolha pode secar e deixar escapar o gás.

Também não é aconselhável deixar o espumante na geladeira por muito tempo, além disso, é importante evitar que ele fique na porta. “A temperatura excessivamente fria e as vibrações do motor da geladeira podem deixar seu espumante choco ou alterar seu sabor e aroma”, explica Adriana.

Para não errar, prefira comprar seu espumante em lojas com grandes volumes de vendas e escolha os mais jovens. A maioria não possui safra, pois é produzida a partir de uma mistura de vinhos de diversos anos diferentes. “Uma dica é perguntar ao vendedor sobre quando eles foram engarrafados – bons negociantes sempre saberão esta informação”, complementa Adriana.

Similar Articles

5 thoughts on “Como armazenar corretamente os espumantes

  1. Pingback: Melhor Amiga
  2. Pingback: Revista Rumo
  3. Ei! Tenho uma dúvida: coloquei vários espumantes para gelar em minha festa de aniversário só que nem todos foram usados. Será que posse voltá-lo para adega sem que ele estrague?

    1. Olá Marília,
      Obrigada por nos escrever. Sobre sua dúvida o espumante pode estragar sim tirando ele de uma temperatura fria e levando para temperatura natural, assim como qualquer outro tipo de bebida alcoólica. Tente deixar ele na geladeira mesmo.
      beijos querida,
      Equipe Melhor Amiga

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima