Você está aqui
Home > Qualidade de Vida > A escolha do prazer

A escolha do prazer

Fallback Image

Responda rápido: dor ou prazer? Sofrimento ou felicidade? O bom senso nos leva a escolher por prazer e felicidade. Porém, na prática é sempre assim? Os padrões impostos pela sociedade têm o poder de nos roubar a felicidade? Valderez Antonio Bergamo Silva, Mestre em História pela Unicamp, afirma que “ser feliz é a vocação natural do homem”. Para o acadêmico, que dedicou toda a docência ao autoconhecimento do homem, o caminho para a felicidade é a razão da existência humana. Seu trabalho, desvinculado de qualquer crença religiosa, visa entender melhor o ser humano e a construção de uma sociedade melhor, sem entraves que nos desviem do caminho da felicidade.

Pela primeira vez em Sorocaba, o curso A escolha do Prazer tem um caráter libertário. Os participantes obtêm uma visão de como a sociedade distorce repetidamente a proposta de felicidade para o homem, inconscientemente. Oferece também dicas práticas para detectar fontes de opressão e modos de mudar padrões de pensamento. Para o professor, uma parte da natureza humana se perdeu no dia a dia, levando multidões a se apegarem as angústias e a se esquecerem da alegria de viver. “A própria palavra ‘prazer’ se cobriu de vergonha, diferente do que foi em alguns momentos da História”, ressalta. As abordagens oferecidas no curso, bem como no livro homônimo que está para ser lançado, representam o início de um caminho possível de transformação pessoal, a ser desenvolvido por cada indivíduo numa aventura de autoconhecimento e libertação.

O curso abordará, entre outros, os seguintes temas: o papel do prazer na vida humana, os danos do sofrimento e o papel da culpa, como identificar os inimigos do “viver feliz” e o caminho para a escolha do prazer. Valderez acredita que indivíduos livres e conscientes das próprias potencialidades são os principais motores de uma vida feliz. No curso, o aluno aprenderá que encarar a vida como “um vale de lágrimas” é uma atitude contrária à natureza humana, ofensiva à grandeza e à perfeição do próprio universo. “A abnegação, as milhares de pequenas ou grandes renúncias que fazemos diariamente e a porção de sofrimento que carregamos ao longo da vida, podem ser substituídas pela escolha consciente do prazer, que leva à felicidade”, afirma.

Serviço:
Curso: “A escolha do Prazer”
Palestrante: Valderez Antonio Bergamo Silva
Local: Sorocaba Park Hotel
Endereço: Avenida Professor Joaquim Silva, 205 – Jardim Saira – Sorocaba/SP
Dias 8 e 9 de junho de 2010
Horário: das 19:00 às 22:00
Vagas limitadas
Investimento: R$ 120,00
Informações e inscrições:
http://www.saberes.com.br/

Similar Articles

Acima