Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Nunca é cedo para se mexer

Nunca é cedo para se mexer

Fallback Image

Atenção, jovem sedentário: se você pensa que ainda é cedo para se preocupar com a artrite e a artrose, engana-se. “Embora essas doenças geralmente se manifestem nos mais velhos, elas têm que ser prevenidas de preferência desde a adolescência, com exercícios que movimentem as articulações como um todo”, diz Moisés Cohen, ortopedista da Universidade Federal de São Paulo. Quem já sofre disso e acha que não deve praticar atividade física também comete um erro. Um estudo americano da Universidade da Carolina do Norte mostra que a ginástica diminui as dores provocadas por essas inflamações. “O movimento estimula a produção do líquido sinovial, responsável por lubrificar os pontos de maior atrito entre os ossos. Portanto, todo exercício com pouco impacto, como a musculação sem peso, é recomendável”, conclui.

MUSCULAÇÃO SEM PESO?

Como assim? Parece um contra-senso, já que, por definição, essa modalidade exige o emprego de força. No entanto, para prevenir as doenças articulares, pode-se simular os exercícios realizados com aparelhos, como o levantamento de barras, mas sem peso adicional. Cohen também avisa:

“Atenção com movimentos muito repetitivos que forçam as estruturas e sobrecarregam a cartilagem, como saltos e agachamentos”.

Similar Articles

2 thoughts on “Nunca é cedo para se mexer

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima