Você está aqui
Home > Saúde > Cirurgia minimamente invasiva oferece nova oportunidade de tratamento da hérnia de disco

Cirurgia minimamente invasiva oferece nova oportunidade de tratamento da hérnia de disco

Fallback Image

Técnica foi desenvolvida e aprimorada pelo neurocirurgião prof. Sang Ho-Lee, do Hospital da Coluna Wooridul (Seul).

No Brasil, o procedimento é realizado pelo dr. Rodrigo Junqueira Nicolau, cirurgião da Clínica Colunare/CECMI.

A hérnia de disco – caracterizada pelo desgaste ou trauma dos discos vertebrais que acabam por comprimir os nervos da coluna – é uma das grandes responsáveis pela dor lombar e/ou cervical crônica. Sua permanência por longo prazo compromete a qualidade de vida de seus portadores, limitando atividades simples do dia-a-dia.

O problema requer tratamento multidisciplinar, com medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. O procedimento cirúrgico mais comum é a fusão ou artrodese, que implica na implantação de hastes e parafusos metálicos na coluna vertebral do paciente. É uma cirurgia complexa, com maiores riscos de complicações e recuperação longa, devido à necessidade de grandes cortes e danos em músculos, ossos e articulações.

Visando atenuar estes riscos, uma nova técnica minimamente invasiva, baseada na videoeondoscopia, consagrada nos Estados Unidos, Ásia e Europa, é também utilizada no Brasil, apesar de ainda não ser muito conhecida por aqui.

O método microendoscópico requer um corte mínimo, cerca de 1 cm, podendo ser realizado, em alguns casos, até com anestesia local. O paciente recebe alta, geralmente, no mesmo dia e saí andando do hospital.

A técnica foi desenvolvida e aprimorada pelo neurocirurgião prof. Sang Ho-Lee, chefe do Hospital da Coluna Wooridul, em Seul, onde são realizados mais de 20 mil procedimentos por ano.

No Brasil, o procedimento é realizado com grande sucesso pelo dr. Rodrigo Junqueira Nicolau, cirurgião e diretor médico da Clínica Colunare, no CECMI (Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas).

A realização deste tipo de cirurgia em um hospital especializado em procedimentos minimamente invasivos oferece outro diferencial importante, que é a otimização de rotinas e processos, que resulta em maior economia para pacientes e operadoras de planos de saúde.

Similar Articles

One thought on “Cirurgia minimamente invasiva oferece nova oportunidade de tratamento da hérnia de disco

  1. Pingback: Melhor Amiga

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima