Você está aqui
Home > Turismo > Conheça a capital nacional do Bordado

Conheça a capital nacional do Bordado

Fallback Image


Ibitinga é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A origem do nome Ibitinga é tupi-guarani:

ibi = terra

tinga = branca

Os recursos naturais são abundantes tem área de rara beleza, sendo banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João, Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial.

Ibitinga é considerada a capital nacional do bordado, produto base de toda a economia do município. Sua indústria é quase que totalmente voltada a essa área da indústria têxtil. O turismo comercial é uma das principais fontes de renda de Ibitinga, juntamente com as exportações do seu principal produto e a agropecuária, onde se destacam as culturas de laranja e cana-de-açúcar.

O bordado é um importante propulsor do turismo e atrai milhares de visitantes, tanto que é conhecida por Capital Nacional do Bordado.

Mensalmente a cidade recebe cerca de 30.000 visitantes, oriundos de diversos estados do país, interessados em adquirir produtos bordados, que, seja no varejo ou no atacado, oferece qualidade, variedade e bons preços.

O bordado é o grande responsável pelo sucesso de dois dos principais eventos da cidade: a Feira do Bordado e a Procissão de Corpus Christi que acontece no meio do ano.

Para maiores informações de turismo acesse: www.centraliza.com.br

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima