Você está aqui
Home > Beleza > 12 questões sobre tratamentos estéticos para redução de medidas

12 questões sobre tratamentos estéticos para redução de medidas

Fallback Image

Atualmente os hábitos de vida têm contribuído, significativamente, para que o problema de “aumento de medidas” atinja um número cada vez maior de pessoas, que ganham peso e perdem as roupas, que ficam apertadas ou não entram mais, e problemas de saúde no longo prazo. Sedentarismo, alimentação inadequada, excesso de carboidratos da alimentação, refeições rápidas, lanches desequilibrados, consumo de doces e a falta de um programa de atividade física são fatores importantes nesse cenário.

Na entrevista abaixo, a dermatologista Dra. Patricia Fagundes (CRM-SP 98809), da Clínica Aesthera Dermtologia, fala sobre os tratamentos estéticos disponíveis para reduzir gordura localizada, como agem, até quantas medidas é possível reduzir e como manter a forma. Acompanhe.

1. Quais os tratamentos mais modernos e eficientes disponíveis no Brasil para a redução de medidas e da gordura localizada?

Os tratamentos mais modernos buscam agir sobre vários fatores que causam ou agravam a gordura localizada. Sendo assim, estão disponíveis para uso no Brasil, aparelhos que associam Radiofreqüência, Infravermelho, Sucção por pressão negativa e Massagem Mecânica. Equipamentos que utilizam ultrassom também são boas opções.

2. Em quanto tempo os resultados podem ser sentidos e vistos, de acordo com o tratamento escolhido?

Os resultados variam muito de pessoa para pessoa. Em média, é possível se notar redução das medidas após 4 sessões, em média.

3. Como atuam os aparelhos de eletroestimulação sobre o local com maior quantidade de gordura?

Na eletrolipoforese, agulhas são introduzidas na pele e ligadas a um aparelho que transmite corrente elétrica. Este procedimento promove a diminuição do volume de gordura e líquidos combatendo a flacidez.

4. Qual o número ideal de sessões para alcançar o resultado desejado?

O número de sessões varia de pessoa para pessoa e de acordo com o aparelho utilizado. Por exemplo, um aparelho de Radiofrequencia Monopolar já pode dar resultados satisfatórios em uma única sessão. Ao passo que outros aparelhos podem exigir um total de 12 sessões.

5. Até quantos centímetros a mulher pode perder com um tratamento de redução de medidas?

A redução de medidas acontece de maneira individual e de acordo com a área tratada. De uma maneira geral, pode haver uma redução de 3-8cm por área tratada.

6. Durante um tratamento de redução de medidas, quais os cuidados que a mulher deve ter com a pele e a região que está sendo tratada?

A pele da região tratada merece um cuidado especial. A paciente deve ser orientada a manter a pele sempre hidratada, evitar o uso de roupas muito apertadas ou de tecidos sintéticos, manter uma dieta equilibrada, ingerir água com frequência e realizar atividades físicas regularmente.

7. O tratamento pode ser aliado à realização de drenagem linfática ou algum outro tipo de massagem?

Alguns tratamentos já propiciam, durante sua realização, um estímulo local pela realização de massagem. Portanto, para estes aparelhos não há a necessidade de sessões de massagem complementares. Já para outros que utilizam apenas fonte de energia, a massagem pode ser indicada como adjuvante do tratamento.

8. Quais outros procedimentos estéticos podem potencializar o resultado?

A fim de obter melhores resultados estéticos da área tratada, podem ser realizadas aplicações de ultrassom no local, subscisão para o tratamento de celulite, peelings químicos associados ou não à microdermoabrasão para correção de estrias e melhora da textura da pele.

9. Os cremes redutores para aplicação em casa são importantes? Eles ajudam a potencializar os resultados? Quais os mais eficientes ou os ativos que eles devem conter?

Um estudo científico especializado nesta área, mostrou que a simples massagem local com hidratantes de uso diário já contribui para a redução das medidas. Porém, há substâncias que comprovadamente têm maior ação no combate à gordura localizada e celulite. Os retinóides, silanóis, flavonóides, iodetos, agentes estrogênicos e os fitoativos são algumas das substâncias que proporcionam melhores resultados no tratamento destes problemas.

10. Como deve ser realizada a manutenção pós-tratamento?

Após o término da primeira etapa de tratamento, em que geralmente mais sessões foram realizadas, tem início a fase de manutenção. Nesta fase, a paciente receberá a prescrição de tratamento tópico na forma de cremes específicos e também será orientada a realizar sessões de manutenção com intervalos de 4-6 meses. Além disso, a prática de atividade física regular, a ingestão de uma dieta balanceada rica em verduras e fibras, o consumo reduzido de bebidas alcoólicas e refrigerantes garantirão que os benefícios alcançados durante o tratamento sejam mantidos.

11. A mesotarapia ainda é utilizada para redução de medidas? É possível aliar esse tratamento com o uso de aparelhos?

Mesoterapia é uma técnica minimamente invasiva que consiste na injeção de substâncias nas camadas mais profundas da pele com finalidade de reduzir celulite e gordura localizada. Não há, entretanto, subsídio científico suficiente que justifique seu uso.

12. Quais as diferenças entre os tratamentos estéticos disponíveis para eliminação de gordura e os para tratamento de celulite e flacidez?

O tratamento para gordura localizada tem por objetivo a redução ou remoção do tecido adiposo acumulado em excesso numa área localizada do corpo. Já os tratamentos para celulite e flacidez visam, além disso, fortalecer a derme através do estímulo à produção de colágeno tão importante para o tratamento da flacidez. Alem disso, objetivam a remoção dos septos fibrosos que contribuem para o aspecto “casca de laranja” visto na celulite.

Dra. Patricia Fagundes (CRM-SP 98809), Dermatologista com graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Dermatologista pelo Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos/SP, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Médica coordenadora da equipe de Dermatologia do Hospital 9 de Julho e Dermatologista da Clínica Aesthera Dermatologia.

Similar Articles

One thought on “12 questões sobre tratamentos estéticos para redução de medidas

  1. Pingback: Melhor Amiga

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima