Você está aqui
Home > Qualidade de Vida > Elimine o estresse e a ansiedade da sua vida

Elimine o estresse e a ansiedade da sua vida

Fallback Image

O estresse faz parte da vida normal e, em pequenas quantidades, é até benéfico, nos motivando a ação e nos tornando mais produtivos. No entanto, o estresse em excesso pode ser prejudicial a saúde, influenciando no bem-estar físico e mental e contribuindo para depressão, doenças do coração e infecções. Quando de forma contínua, pode levar as desordens da ansiedade, gerando sentimentos de apreensão, irritabilidade e medo.

Não existem dados estatísticos precisos quanto a prevalência do estresse e da ansiedade na população brasileira, mas alguns estudos afirmam que o estresse corresponde a dois terços das doenças daqueles que freqüentam os consultórios médicos no Brasil, impactando em 50% a produtividade no trabalho. As mulheres sofrem duas vezes mais de ansiedade do que os homens, sendo essa a desordem mental mais comum em idosos.

Quando o uso de medicamentos se faz necessário, geralmente, envolve substâncias controladas, como ansiolíticos, benzodiazepínicos e antidepressivos. No entanto, a natureza oferece algumas opções que podem ser úteis para o controle do estresse e da ansiedade. Estudos científicos vêm demonstrando resultados cada vez mais promissores, abrindo o caminho para a Era da Fitomedicina, tanto no Brasil como no exterior.

A Fitomedicina compreende o emprego das plantas na prevenção e no tratamento de doenças. Calcada em estudos científicos comprovados, envolve o uso de extratos que demandam processos de fabricação de alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade, a fim de garantir mais eficácia e segurança. No Brasil, os fitomedicamentos são tratados de forma séria, a exemplo de países europeus, como a Alemanha, sendo regulamentados pela ANVISA.

Alguns fitoterápicos vem sendo pesquisados mais intensamente, como, por exemplo, a valeriana, o kava-kava e a passiflora. Uma pesquisa da Universidade de Zurique comprovou, recentemente, que a valeriana age de maneira muito semelhante ao diazepan, mas estudos demonstram que o extrato da planta, diferente dos medicamentos controlados (tarjados), não ocasiona dependência, apresentando melhor perfil de tolerabilidade. O extrato da planta é rico em substâncias que agem nos receptores GABA-A do cerebro, auxiliando a controlar o estresse, a ansiedade e, até mesmo, a insônia. Um estudo de revisão demonstrou haver evidência dos efeitos benéficos do kava kava para o tratamento do Transtorno da Ansiedade Generalizada, através de possível aumento da serotonina. No caso da passiflora, fitoterapico obtido do maracuja, algumas pesquisas apontam suas possíveis ações sobre a histeria e a ansiedade, havendo estudo que demonstrou seu uso em pacientes que sofrem de ansiedade pré-cirúrgica.

É importante lembrar que algumas medidas simples, como mudanças nos hábitos e no estilo de vida podem ajudar a combater o estresse e a ansiedade, como alimentação saudável, prática de exercícios, organizar melhor o tempo, atividades de lazer, saber dizer não, trabalhar no que gosta, tirar férias, saber delegar, etc. A prevenção é sempre o melhor caminho!

Dr. Nestor Carlos Gersztein é  Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Professor do Curso de Pós-Graduação da FUMEC. Professor da Fundação São Camilo / Estácio de Sá.

Similar Articles

Acima