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Surf utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer a musculatura

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O surfe é um esporte de alta intensidade que exige do atleta preparo físico adequado. Esportistas por hobby, profissionais e até mesmo aqueles que se aventuraram apenas por um verão precisam estar devidamente preparamos para trabalhar todas as capacidades físicas de maneira equilibrada. Dinâmico, o esporte exige força, resistência, coordenação, agilidade, potência, mobilidade e equilíbrio. O treinamento funcional trabalha todas as cadeias musculares e articulações de forma global, aumentando a eficiência dos movimentos exigidos no esporte.

Voltado também para a prevenção de lesões, o treinamento funcional permite ao atleta enfrentar a arrebentação, as ondas, os caldos, a variação das condições do mar e todo o desafio de encarar a natureza mais preparado. A falta de preparação física específica pode gerar desequilíbrios musculares, pois o surfe exige movimentos repetitivos durante a remada. A postura em cima da prancha sobrecarrega a coluna vertebral, principalmente a região lombar e cervical. Quando o atleta “corta” as ondas e realiza manobras como rasgadas, floaters, batidas e inversões bruscas de direção, há uma sobrecarga na região dos joelhos, quadril e coluna.

“O treinamento funcional, no método CORE 360°, atua para fortalecer o corpo do centro para as extremidades, atuando nos músculos estabilizadores que envolvem nossas articulações, condicionando o core (região do tronco), tornando o corpo uma máquina de locomoção mais eficiente”, explica Allan Menache, treinador do Core 360º e preparador físico dos atletas Jadson André, Adriano de Souza e Miguel Pupo, surfistas do World Tour.. Allan ainda ressalta que “um atleta bem preparado fisicamente ganha também no aspecto psicológico o que será determinante no momento em que mais se precisa do corpo, seja em competições, seja no free surf”, finaliza.

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