Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Por que acontece o atraso da menstruação?

Por que acontece o atraso da menstruação?

Fallback Image

Basta um espermatozóide vencer a maratona para fecundar o óvulo para o corpo feminino já começar a se transformar para gerar um novo ser. Mas essas mudanças ocorrem na surdina e só vão ficar mais aparentes a partir do atraso na menstruação. É aí que surge o suspense. ‘‘estou ou não grávida?’’, pergunta-se a mulher.

Para acabar com a dúvida, o exame, desenvolvido há mais de 20 anos, é esclarecedor. Embora haja dois tipos de testes — um que analisa o sangue e o outro, a urina da mulher — eles seguem o mesmo processo, publicou o site Sintomas da Gravidez.

A partir da fecundação, a placenta, responsável pela alimentação e oxigenação do bebê, começa a produzir o hormônio Beta HCG. Durante 12 semanas esse hormônio, responsável também pelo aumento do útero, será produzido e é ele que denunciará a gestação. Isso porque parte dessa substância cai na corrente sangüínea e é eliminada pela urina.

Para detectar a gravidez com precisão, o exame de sangue é o mais confiável. O teste pode ser feito na maioria dos laboratórios sem prescrição médica. A rede pública de saúde faz o teste de gravidez gratuito. Basta a mulher com atraso menstrual ou suspeita de estar grávida procurar o posto de saúde mais perto de casa. O resultado sai no mesmo dia. ‘‘A vantagem do exame de sangue é que a gravidez pode ser confirmada antes mesmo de ocorrer o atraso menstrual’’, explica a farmacêutica bioquímica, Ariana Dantas. Apesar do exame de sangue ser altamente confiável, ele só terá eficácia se for realizado, no mínimo, quatro dias após a fecundação

Similar Articles

Acima