Você está aqui
Home > Nutrição > Detox, saiba tudo sobre a dieta que promete deixar seu organismo limpo e pronto para perder peso

Detox, saiba tudo sobre a dieta que promete deixar seu organismo limpo e pronto para perder peso

Fallback Image

Hoje a Dieta Detox se faz extremamente necessária, uma vez que a maioria das pessoas encontra-se com o organismo sobrecarregado de substâncias externas danosas, seja por exposição excessiva a estas toxinas, ou por incapacidade do organismo de eliminá-las (incapacidade esta, resultante de uma alimentação que não fornece nutrientes e fitoquímicos necessários para que esse processo ocorra de forma eficiente.)

Alguns exemplos de toxinas que estamos expostos: substâncias tóxicas oriundas de plásticos, que passam aos alimentos através de contato com potes e insulfilm, poluição do ar, agrotóxicos, aditivos alimentares (corantes, conservantes, entre outros…), álcool, medicamentos, etc.

Alterações no funcionamento da tireóide, no metabolismo do fígado, aumento do risco de câncer, problemas de fertilidade, alterações hormonais ( levando a ganho de peso), alergia e fadiga são algumas conseqüências dessa intoxicação que a maioria das pessoas apresenta, mas por não conhecer, não identifica.

Alguns sinais de um organismo intoxicado:

• Cefaléias, enxaquecas

• Cansaço excessivo

• Problemas digestivos

• Alergias

• Depressão

• Memória fraca

• Retenção de líquido

• Hipersensibilidades químicas múltiplas (produtos de limpeza, maquiagem, metais, odores, fumaças, perfumes, medicamentos…)

• Infertilidade

• Doenças auto imune

• TPM

• Estresse emocional

• Sonolência após alimentação

• Constipação

Além de perder peso e ativar o metabolismo, muitos resultados positivos são percebidos depois da pessoa passar pelo processo de Desintoxicação do Organismo, como melhora na imunidade, melhora da celulite, melhora do humor, memória e raciocínio mais ativos, pele mais viçosa, cabelos mais sedosos, melhora na disposição, etc.

Para quem quer iniciar um programa de emagrecimento efetivo, a melhor maneira de começar é pela desintoxicação.

Sabemos que há muitos tipos de dieta desintoxicantes por aí e umas até que estimulam o jejum prolongado (o que prejudica muito o processo). No entanto, toda teoria abordada no curso é baseada somente em artigos científicos, e amplamente disseminada na Nutrição e Medicina Funcional e Complementar.

É muito comum observar pessoas que não conseguem emagrecer, embora façam uma dieta altamente restritiva. Isso acaba gerando frustração, que se traduz em mais alguns quilinhos na balança. No entanto, não é a restrição calórica que a fará perder peso, e sim um tratamento que forneça elementos necessários para que ocorra a eliminação de toxinas pelo fígado, fazendo com que o metabolismo volte ao normal.

A Dieta Detox é um tratamento que deve ser feito principalmente quando a pessoa resolve mudar radicalmente seu estilo de vida, e passar a ter uma alimentação saudável. Nesse momento é muito interessante que se faça uma bela faxina no organismo, para eliminar todo aquele “lixo” acumulado, dentre eles, as gorduras trans, corantes e agrotóxicos e a partir daí começar uma nova vida com o organismo limpinho.

Para quem já tem um estilo de vida saudável, pode se submeter a uma Detox ocasionalmente para turbinar o metabolismo e se livrar das toxinas. Isso faz com que o fígado trabalhe de forma mais eficiente, e não acumule nada que faça mal ao organismo.

Depois do carnaval ou de feriados com muitos excessos ou mesmo após tratamentos medicamentosos, como antibioticoterapias, a Detox também é indicada.

Essa varredura de toxinas é preventiva de doenças, inclusive, e principalmente do câncer. Potencializar o sistema de desintoxicação é promover longevidade.

E como funciona?

Somente alimentos naturais (nada de industrializados) e de preferência orgânicos. O objetivo é não deixar entrar toxinas, e eliminar o que já está armazenada no corpo.

Retirar completamente alimentos inflamatórios, como aqueles que contém glúten, os laticínios, açúcares, etc.

E, claro, potencializar o sistema de desintoxicação através de alimentos que fazem essa ação específica, como por exemplo, o broto de brócolis, o alho e a casca de limão, diversas ervas, chás terapêuticos, óleos extra virgem.

Para que o tratamento seja mais efetivo, algumas terapias complementares podem ser incorporadas ao tratamento, como a Yoga, sauna, escovação de pele seca antes do banho com bucha vegetal, drenagem linfática, entre outros.

O sacrifício dura alguns dias e depende de pessoa para pessoa, mas os resultados são fantásticos. Vale a pena!

Flávia Cyfer é Nutricionista clínica Funcional, Graduada em Nutrição pela Univesidade Gama Filho – RJ e Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela UNIC-SUL

Similar Articles

Acima