Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Não deixe o frio atrapalhar sua atividade física

Não deixe o frio atrapalhar sua atividade física

Fallback Image

Com o outono, chegaram também as temperaturas baixas. Nessa época muitas pessoas usam o frio como desculpa para não praticar atividade física. O que elas não sabem é que com o frio, surgem alguns problemas musculares tais como lombalgias, hérnia de disco, artrite, artrose, que podem ser evitadas com a prática de atividade física. Além disso, o temido efeito sanfona também é uma das conseqüências da pausa da atividade física nessa época do ano.

As baixas temperaturas dessa estação deixam em alta um pecado capital: a preguiça! Um perigo para os que querem manter a forma durante os dias mais frios, já que nesses dias o corpo necessite de mais calorias, o que leva a um maior consumo de alimentos.

Tirar os meses de outono e inverno de férias da prática de atividade física não é recomendado, ainda mais para quem quer estar bem para o verão, afirma Sandro Costa, treinador da Body Systems Latin America. “No frio, as pessoas gastam mais energia para manter o corpo aquecido. Conseqüentemente o nosso metabolismo pede que comidas mais calóricas sejam ingeridas”, explica Sandro. “Com certeza ao continuar neste ritmo a pessoa vai engordar. Quem abandona a atividade física no inverno terá de duplicar o esforço no verão para não correr o risco de entrar no chamado efeito sanfona”, complementa o profissional.

O alongamento e aquecimento são fundamentais para quem quer praticar qualquer esporte, principalmente nas baixas temperaturas, já que nessa época a musculatura fica mais rígida. “Com o frio, o nosso corpo demora mais para aquecer, por isso devemos alongar por mais tempo do que quando o clima está quente”, diz Sandro. Quanto o aquecimento, o indicado é que ele seja prolongado nesta época por, no mínimo, vinte minutos.

Com a musculação, é possível amenizar sintomas de problemas musculares como lombalgias, hérnia de disco, artrite, artrose, entre outros, freqüentes com a chegada do frio. Segundo estudo realizado por médicos do Hospital Central de Jyvaskyla, na Finlância, a musculação pode auxiliar na prevenção de dores musculares, principalmente na região cervical. Com a diminuição do impulso nervoso por causa do frio, a dor aumenta. É justamente ele que controla este incômodo, mas com os exercícios isto pode melhorar.

A hidratação também não pode ser esquecida. Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios, pois como no verão o corpo também perde líquido através da transpiração. Com esses cuidados básicos o verão, a estação mais esperada, chegará junto com uma boa forma e o peso sob controle.

 

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: