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O segredo para relaxar e ter mais qualidade de vida

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Infelizmente algumas pessoas se esforçam para relaxar mantendo a mesma preocupação com tempo, produtividade e atividade que demonstram em seus padrões de vida cotidiana. Muito poucas pessoas sabem desligar seus relógios internos e obter satisfação só em ser, ao invés de continuar se esforçando. O segredo para se conseguir os melhores resultados nas tentativas de relaxar é simples: descubra as atividades que lhe dão prazer e, quando você as praticar, empenhe sua energia em obter total bem-estar físico e mental. Se sua distração resulta em produção artística, habilidades musicais, aprimoramento da educação, um físico melhor, ou o que quer que seja, isto é ótimo. Mas lembre-se que relaxar, e não produzir, é seu principal objetivo ao exercer tais atividades.

Especialistas em saúde mental fazem algumas sugestões para se aprender a arte de relaxar:

– Experimente algo novo e diferente: tenha em mente duas regras importantes quando escolher atividades para relaxar:

1) Não tenha medo de tentar algo novo e diferente.

2) Escolha atividades de que você realmente goste, não atividades que você acha que outros gostariam que você praticasse.

Vejam estas sugestões:

Verifique a existência de várias atividades comunitárias disponíveis em departamentos de recreação, programas de educação para adultos, oportunidade de trabalho voluntário, cursos universitários, etc.

Considere a prática de exercícios como caminhar nas proximidades de sua casa ou em parques, andar de bicicleta, dançar, nadar, praticar jardinagem, jogar boliche, etc.

Para aqueles com maior preparo físico, o exercício mais intenso pode ser mais eficiente. Atividades como correr, jogar tênis, basquete, handball, squash, entre outros, podem produzir um agradável efeito relaxante, após um treino puxado.

Tente técnicas de relaxamento mental para criar a sensação de paz e tranqüilidade de corpo e espírito. Uma das técnicas consiste na contração e relaxamento de sucessivos grupos musculares das pontas dos pés até os músculos da testa e do pescoço.

Outras técnicas de relaxamento mental incluem mergulhar na leitura de um bom livro, deixar-se envolver na tranqüilidade de uma música suave, ou concentrar-se na contemplação de uma linda cena, paisagem ou quadro, e permanecer absorto neste estado.

Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, tricô e mesmo arte culinária, por prazer, podem lhe dar também um sentido de realização, paralelamente ao tranqüilizante relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer.

Independente de as sugestões acima serem eficazes ou não, para seu caso, há um método imediato, seguro e reconhecido através dos tempos para relaxar: é tomar um banho quente de imersão. Você pode aumentar este prazer lendo um bom livro, ouvindo música ou adicionando sais de banho, se gostar.

PRATIQUE O RELAXAMENTO DIARIAMENTE

Após descobrir sua técnica favorita de relaxamento, planeje dedicar-lhe no mínimo meia hora por dia. A maior parte das pessoas aceita a responsabilidade de prazos ou deveres que lhe são impostos por outros, mas é igualmente importante dar atenção à necessidade de períodos de descontração solicitados pelo corpo e pela mente.

Donas de casa “incansáveis” ou executivos “sempre ocupados” devem dar a si mesmos oportunidades de relaxar, se quiserem conservar seu equilíbrio mental em períodos estressantes ou de agendas lotadas.

ASSUMINDO UM COMPROMISSO PESSOAL

O terceiro e último princípio da arte de relaxar é engajar-se em atividades de relaxamento com entusiasmo e compromisso pessoal. Envolva-se completamente na atividade escolhida. Solte-se física e mentalmente.

Lembre-se que encontrar técnicas eficazes de relaxamento pessoal não é meramente um passatempo para os ricos ociosos. É essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer um, publicou o portal Paraná Online.

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