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Como manter a boa forma no inverno

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Por Dra. Thais Seabra

Apesar de vivermos em um país tropical, muitas pessoas preferem o frio do inverno, que se inicia dia 21 de junho, do que o calor das outras estações. Mas quando a temporada chega, traz com ela alguns problemas que atingem grande parte da população e que requerem cuidados. Entre eles está a alimentação desequilibrada e o desânimo em praticar atividades físicas tendo como consequência, o ganho de peso.

Isso acontece porque no inverno, para proteger-se do frio e para equilibrar a temperatura do corpo, o organismo acelera o metabolismo, visando obter mais energia para manter o corpo aquecido. Portanto, é normal sentir mais fome nessa época. Adicionalmente, é nessa época que aumentam as preferências por alimentos mais calóricos, como fondues, chocolates, queijos, sopas (mais calóricas), salgado ricos em gorduras como as quiches, lanches, bebidas alcoólicas, entre outros.

Para não sair da linha no inverno e continuar com a alimentação equilibrada e saudável, é importante fazer lanches intermediários para evitar a sensação de fome excessiva e o consumo exagerado de alimentos calóricos. Nos lanches, por exemplo, pode-se incluir frutas (da época), grãos, cereais, iogurtes e outros alimentos saudáveis. Outra dica é apostar nas sopas ou cremes leves, como a sopa de legumes, chás, frutas assadas, legumes cozidos, pois dão sensação de saciedade e ajudam a aquecer o corpo.

O desinteresse pela prática de atividade física pode ser originado pela tristeza e sensação de desânimo que afeta muitas pessoas. Esse sintoma é causado pela diminuição de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. E é para suprir essa tristeza, que a maioria troca tudo por um chocolate ou doce. Assim, prefira chás quentes ou até mesmo opções menos calóricas. Entretanto, as saladas e as frutas frescas não podem ficar de fora do cardápio. A falta desses alimentos impede a reposição de vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do corpo.

Importante ressaltar ainda que nessa época, o baixo consumo de água também pode ser prejudicial ao bom funcionamento do organismo. Como não se sente tanto calor como em outras épocas, a sede fica diminuída, fazendo-se confundir com a fome. Nesses casos um copo de suco pode evitar o consumo exagerado de calorias e assim, evitar o ganho de peso.

Dicas:

– Prefira as sopas de legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo acrescentar apenas farelos de aveia, trigo ou até mesmo linhaça dourada;

– Substitua o chocolate quente por chás. Já existem alguns tipos solúveis que são mais práticos e ricos em antioxidantes (vitaminas A, C, E e Zinco), assim além de aquecer o corpo, este colabora para o equilíbrio do sistema imunológico;

– Troque os queijos amarelos pelos brancos ou lights;

– Opte pelas fondues preparadas com leite desnatado e queijos magros (já disponíveis no mercado);

– Escolha molhos mais leves para as massas, como os de tomate.

Dra. Thaís B. Seabra é nutricionista (CRN: 20383), formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), possui MBA em Marketing pela ESAMC e especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (UGF). Atualmente integra a equipe da Clínica Reacciona.

 

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