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Saboreie os quitutes das festas juninas sem culpa

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Para não cair na tentação dos quitutes das festas juninas todo cuidado é pouco! A overdose de calorias consumidas pode chegar a 2 mil em apenas uma noite de São João. O lado bom é que alguns alimentos preparados com adoçante e leite desnatado tornam possível aproveitar as festas sem culpa na balança. Uma boa opção também são os pratos in natura. O milho cozido e o pinhão estão na lista das comidinhas sem contraindicação.

A pipoca e a mandioca frita são alimentos gordurosos que somados ao consumo de bebida alcoólica podem resultar em uma interminável briga com a balança. Segundo Fúlvia Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo Academia, dá para aproveitar as guloseimas sem preocupação desde que a escolha seja bem feita e o consumo limitado. “A única restrição é para as porções fritas e doces ricos em açúcar refinado como a paçoca e o pé de moleque, que apresentam um alto valor calórico, em média 500 kcal em 100 gramas”.

Na hora do preparo de alguns pratos típicos é possível diminuir as calorias com mais facilidade. A dica da nutricionista é simples: “No arroz doce, por exemplo, substituir o leite integral pelo desnatado é uma ótima opção, o bolo de milho pode ser feito com farinha integral ao invés da branca e ainda usar o adoçante no lugar do açúcar dos doces”. A mesma matemática vale para as bebidas. Vinho quente e quentão também podem ser mais magros. “Temperos e especiarias disfarçam o sabor amargo do adoçante, e deixam a bebida light tão saborosa quanto a original”, garante Fúlvia.

Tabela comparativa de calorias dos pratos típicos:

 

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