Você está aqui
Home > Casa > Como limpar estofados

Como limpar estofados

Fallback Image

Por Dr Osmar Viviani

Revestimento de Tecidos: Para a eliminação da poeira, use escova com cerdas macias ou aspirador de pó de baixa rotação (mais aconselhável). Em caso de necessidade de se retirar manchas, usar um pano branco, macio e limpo, esponja nova de preferência ou papel toalha absorvente, sem comprimir ou esfregar o tecido. Neste caso, quanto mais rápido agir, mais eficaz será o resultado.

Revestimento de Korino: Limpar somente com pano úmido e sabão neutro, podendo ser inclusive detergente neutro de lavar louças. Evitar molhar diretamente sobre o local para não enrijecer o korino.

Revestimento de Couro: Limpar suavemente com pano umedecido em água, de maneira uniforme, secando-o com pano branco, macio e limpo. A cada três meses, passar um pano umedecido com vaselina líquida sobre o revestimento, deixando penetrar bem porém sem deixar excessos, mantendo assim as características originais do couro.

Revestimento de Couríssimo: Remova manchas aplicando detergente ou álcool com pano limpo, branco e seco, em movimentos suaves, sem esfregação. Em seguida, passe pano úmido somente com água limpa sobre o local da mancha. Pode ser lavado com sabão ou detergente neutro. Nunca secar ao sol, e tampouco usar produtos químicos para a lavagem.

Revestimento em Alcântara/Camurças: Passe pano de algodão branco, limpo e macio, umedecido em água e sabão neutro. Remova o sabão com pano de algodão embebido em água fria. Depois de seco, escovar no sentido do pêlo. Não lavar a seco. Algumas manchas podem ser removidas com um punhado de aveia em um pano macio e sem água, esfregando sobre a mancha.

CHENILLE

Cuidados na manutenção e limpeza:

1- A prioridade é limpar logo após o manchado. Usando um pano seco, pressione sobre a mancha para que não se espalhe.

2- Quando utilizar solvente, teste primeiro em área não aparente.

3- Depois de tirar a mancha, retire o excesso de solvente com uma toalha molhada.

4- Para outros tipos de mancha não especificadas, prepare uma solução a base de álcool, sabão neutro, solvente e água até 40ºC.

Atenção: Nunca esfregue a escova ou o pano com muita força, pois a mancha pode se espalhar e danificar o tecido.

Aqui vão algumas dicas de como remover manchas de seus estofados, caso caia:

Café – Remover com água e detergente neutro;

Molhos em Geral- Remover com água e detergente neutro. Depois passar benzina.

Maionese e Ketchup – Idem

Manteiga– Idem

Sorvete– Água e detergente neutro

Cerveja e Vinho– Água e detergente neutro . Depois passar álcool

Refrigerante– Água e Detergente neutro

Sucos– Água e detergente neutro. Dependendo da mancha pode se usar benzina

Leite, Chocolate e Baton são limpos com água com detergente neutro, mas dependendo da mancha, estas saem com benzina para os 3 casos.

Graxa para Sapato e Tinta de Caneta são removíveis com água e detergente neutro com benzina

Dr. José Osmar Viviani possui 34 anos de experiência na área de limpeza institucional. É o único Consultor em Higiene e Limpeza com especialização em Treinamentos Técnicos Operacionais em Asseio e Conservação, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente no Brasil. Atua Especificamente em Consultorias de Gestão de Empresas Limpadoras; Gestão operacional – Sistemas e Métodos de limpeza profissional; Implantação de projetos de dimensionamento técnico; Auditoria de processos de higienização e Projetos especiais de limpeza industrial. Atendeu ao longo de sua carreira clientes como: Infraero, várias Prefeituras, Hipermercados, Hospitais, Universidades e empresas limpadoras, entre outros.

 

Similar Articles

Acima