Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Pensando no banheiro dos baixinhos

Pensando no banheiro dos baixinhos

Fallback Image

Tão importante quanto planejar filhos é projetar espaços com facilidade de uso para as crianças. Campeão em provocar quedas e acidentes, o banheiro deve receber atenção especial.

As pessoas se casam, adquirem uma casa e planejam ter filhos. Quando o bebê está para chegar, a primeira ação dos futuros papais e mamães é projetar o quartinho. Mas, no planejamento familiar, muitos se esquecem de um ponto importante: o bebê cresce e começa a andar. Aí entra a fase do cuidado redobrado para que os pequeninos não se machuquem.

O que significa que é preciso planejar também outros espaços: o banheiro, por exemplo. Por isso, para quem está construindo a casa e quer ter filhos, o ideal é projetar um banheiro que possa ser usado, no futuro, também pelas crianças. “É muito importante pensar no perfil dos moradores ao planejar uma moradia. O ideal é imaginar como a família vai estar pelo menos nos próximos dez anos”, avalia a arquiteta Flavia Soares.

Segundo a profissional, o banheiro planejado para crianças deve ter espaço para o acompanhamento de um adulto no banho e na escovação dos dentes, mas a altura não precisa ser modificada: “Não é necessário construir o banheiro com alturas diferentes do convencional, as crianças crescem, a não ser que este banheiro seja para escolas ou outros espaços exclusivos às crianças. O importante é deixar espaço para um degrau móvel que ajuste a altura da bancada à altura da criança”.

Na hora de pensar no banheiro, a segurança dos pequenos deve vir em primeiro lugar. “Pisos escorregadios devem ser evitados, assim como quinas vivas. É muito importante também ter espaços para guardar objetos fora do alcance das crianças. Desta forma, evita-se muitos acidentes, como ingestão de shampoo, de material de limpeza e outros”, adverte Flávia.

O banheiro acima foi projetado pela arquiteta Flávia Soares pensando nos filhos que o casal planeja ter. Há prateleiras, em vidro, onde podem ser guardados objetos fora do alcance de crianças, evitando acidentes domésticos.

 O setor do banho das crianças foi construído para que os pais possam acompanhar os filhos sem se molharem. A banheira é em alvenaria.

Similar Articles

Acima