Você está aqui
Home > Nutrição > Alimentação é primeiro passo para retardar efeitos do envelhecimento

Alimentação é primeiro passo para retardar efeitos do envelhecimento

Fallback Image

Em busca da “beleza eterna”, alimentos atuam como fontes naturais de nutrientes na prevenção estética.

As prateleiras das lojas de cosméticos, supermercados e farmácias estão cheias de promessas de fórmulas da juventude. Em busca de processos mágicos, as pessoas acabam esquecendo que muito do que o corpo necessita para continuar ativo e belo pode ser encontrado na própria alimentação. Segundo a Dra. Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), alimentos ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e antioxidantes, entre eles polifenóis e carotenóides, concedem vitalidade e proteção para a pele dos danos causados pelo meio ambiente. “Para a pele, o ideal é uma dieta equilibrada, variada, colorida e natural, sempre acompanhada de uma adequada ingestão de líquidos”.

Entre as principais tendências na área de nutrição e estética hoje são os alimentos ricos em nutrientes com propriedades terapêuticas e preventivas, como as frutas e verduras de todas as cores, as sementes oleaginosas, os cereais integrais, os peixes de água fria e os produtos lácteos enriquecidos com probióticos. São alimentos que devem ser inseridos nos hábitos alimentares em longo prazo, pois os efeitos são observados por meio do consumo contínuo. “Outra tendência são os suplementos nutracêuticos, fórmulas funcionais que, além das suas propriedades nutritivas, possuem ação fisiológica na prevenção de doenças ou na reversão de desequilíbrios do metabolismo”, explica a médica nutróloga.

Nessa mesma linha, surgem os nutricosméticos e alimentos modificados com indicações para uso estético. Mas, para os mais animados com este processo, não vale correr para comprar o primeiro produto que está nas prateleiras. O indicado é consultar um médico especialista, que fará o diagnóstico real da necessidade de cada indivíduo e informará as quantidades ideais para consumo.

Espelho, espelho meu…

O drama de olhar no espelho e ver que os anos passaram pode ser atenuado com alguns cuidados especiais. De acordo com a Dra. Duarte, 90% dos sinais de envelhecimento cutâneo são causados pela exposição aos raios UV. “Temos alimentos que não substituem o filtro solar, mas são capazes de promover fotoproteção oral. Alimentos que contenham polifenóis e carotenóides, como o chá verde, o chocolate com pelo menos 70% de cacau, as frutas e legumes de cor alaranjada, amarela, vermelha e verde como abóbora, cenoura, damasco, frutas vermelhas, tomate, uvas escuras, folhas verde escuro, por exemplo.”

Ainda segundo a Dra. Duarte, entre os campeões entre os vilões da vitalidade estética na era moderna estão a falta de rotina alimentar e o consumo de gorduras trans. “Apesar das campanhas de esclarecimento, esse tipo de gordura ainda está muito presente nos alimentos da dieta ocidental e é importante evitá-la”, explica a médica nutróloga.

Congresso de Nutrologia e estética

As novidades na área de Nutrologia e estética estão entre os temas que serão debatidos durante o XV Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece de 21 a 23 de setembro no Centro de Convenções do Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento, organizado pela ABRAN, inclui palestras, painéis e debates sobre temas como nutrição enteral e parenteral, diabetes, síndrome metabólica, obesidade, longevidade, climatério, alimentos funcionais, cirurgia bariátrica, nutrologia pediátrica, nutrologia geriátrica, transtornos alimentares, nutrologia esportiva, nutrogenômica, alergia alimentar, antioxidantes, ergogênicos, entre outros.

Maiores informações: Tels.: (17) 3523-9732 / 3524-4929

Similar Articles

Acima