Você está aqui
Home > Casa > Limpeza dos tapetes da cozinha

Limpeza dos tapetes da cozinha

Fallback Image

A cozinha é o “coração” de uma casa. É uma das divisões da casa mais movimentadas, onde se preparam refeições e também onde se passa bastante tempo em família e convívio durante a preparação.

No entanto, como acontece com o banheiro, a cozinha é um local muito propício à sujeiras, sendo uma das áreas da casa mais difíceis para manter limpas. Tanto o banheiro como a cozinha devem ser mantidas nas melhores condições de higiene, principalmente por motivos de saúde.

Mas como sabemos isso nem sempre é tarefa fácil, por isso aqui ficam algumas dicas.

Uma vez que a cozinha é uma zona tão propicia a  sujeiras, o uso de tapetes torna-se quase essencial para manter o chão limpo de gorduras e respingos de água.

Tapetes na cozinha também podem servir para demarcar zonas específicas na divisão, como é o caso de uma zona de refeições, por exemplo, e servirem como um bonito acessório decorativo. Por esta razão, e apesar da sua função principal ser manter a cozinha limpa e seca, a verdade é que também precisam se manter limpos e apresentáveis, de forma que a decoração do espaço se mantenha bonita e elegante.

Tapetes de cozinha manchados, engordurados e sujos criam má impressão em quem entra na cozinha. Certamente  ninguém quer que os seus convidados achem que não mantém a sua casa limpa ou que percam o apetite quando se depararem com um tapete imundo.

Dicas para a limpeza do tapete:

* Em primeiro lugar, tenha em vista que a maioria dos tapetes utilizados, ou indicados, para a cozinha podem ser facilmente limpos na máquina de lavar roupa. Verifique a etiqueta com as indicações do fornecedor para ter a certeza que é seguro colocar os tapetes na máquina.

* Faça uma pré-lavagem na zona do tapete mais suja ou nas manchas mais visíveis, com um produto específico.

* Separe os tapetes por cores. Tapetes de cores mais escuras e de cores mais claras não devem ser lavados juntos, ou corre o risco de desbotarem e ficarem irremediavelmente estragados.

* Os tapetes de cores escuras devem ser lavados no programa para roupa delicada, com um detergente neutro. Os tapetes de cores mais claras já podem ser lavados com o detergente de costume.

* Os tapetes precisam ser bem enxaguados antes de serem colocados para secar, de forma a eliminar bem todos os resíduos de detergente.

* Após a limpeza dos tapetes, pode optar por sentrifugar os tapetes na máquina, mas caso as fibras sejam muito delicadas  é melhor não tentar, pois podem ficar deformados ou encolher. Outra alternativa  é colocar os tapetes para secar no sol, mas evite uma longa exposição. O ideal é colocá-los num local bem arejado, mas à sombra.

* Se os tapetes forem de um material mais fofo ou tiverem mais textura, escove-os com cuidado, com uma escova de fibras moles, de forma que as fibras possam levantar um pouco, ficando mais bonitos.

 

Similar Articles

  • Anônimo

    Adorei o Post, inclusive porque a cozinha é o lugar aonde eu mais recebo as minhas amigas!
    Sabe, enquanta a gente prepara um lanchinho fala-se de tudo e de todos, principalmente! E, também porque eu adoro falar de cozinha.
    Bjs.

  • Pingback: Limpeza dos tapetes da cozinha | Blog @Floor()

Acima
%d blogueiros gostam disto: