Você está aqui
Home > Casa > Decoração com plantas: couve ornamental

Decoração com plantas: couve ornamental

Fallback Image

Muitas pessoas desconhecem que as couves também podem ser bonitas plantas para usar na decoração da casa. Na realidade, estas plantas que nascem em hortas conferem grande beleza a qualquer espaço, graças às suas bonitas cores. No inverno são ainda mais bonitas, uma vez que o frio intensifica os seus coloridos tons.

Também conhecida como reponho-ornamental, esta planta com flor híbrida produz flores vermelhas, rosa e brancas nas épocas mais frias do ano, podendo sobreviver e desenvolver-se em problemas até nos climas com as mais baixas temperaturas.

É uma planta perfeita para terraços e jardins, pois aguenta muito bem as geadas. O gelo, aliás, faz com que as suas cores se intensifiquem. Pode também ser mantida no interior da casa ou apartamento, no entanto, deve estar num local afastado de fontes de calor.

Origem e características

O seu nome científico é Brassica Oleracea e pertence à família das Cruciferae. Admite-se que o antepassado das brassicas tenha tido origem nas zonas costeiras da Europa e Mediterrâneo, tendo o processo de selecção que deu origem às couves repolho ocorrido nas regiões do Norte da Europa.

A sua floração inicia-se no período do outono, embora apenas revele toda a sua beleza nos períodos mais frios do inverno.

Dependendo do solo em que forem plantadas, as couves ornamentais podem chegar aos 30 cm de altura e de diâmetro. As folhas são grandes, arredondadas, cerosas, franjadas, com margens crespas, sendo que as mais externas são de cor verde-azulada e as do centro podem ser brancas, róseas ou roxas.

A época de cultivo ideal ocorre na primavera. As couves ornamentais adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados. O cultivo destas plantas deve ser feito à maior profundidade possível, tendo o cuidado para deixar bastante espaço entre as diferentes plantas, para que cresçam à vontade.

Cuidados essenciais

Como acontece com outro tipo de plantas, também a couve ornamental necessita de alguns cuidados essenciais para se desenvolver nas melhores condições e para manter também a sua beleza por mais tempo.

A couve ornamental desenvolve-se melhor quando permanece em locais com bastante luz, embora também possam aguentar-se quando cultivadas em locais com sombra.

Como já referimos anteriormente, as couves ornamentais resistem bem a temperaturas bastante baixas. O seu pico de beleza ocorre nos dias mais frios de Inverno, resistindo muito bem até a geadas.

Em relação à sua rega, estas plantas devem ser regadas frequentemente. Para que cresçam de forma saudável deve evitar-se que o solo seque completamente.

A adubação deve ser feita através da aplicação de um bom fertilizante um mês após o seu cultivo. Contudo, as couves ornamentais não são propriamente plantas muito exigentes em relação ao adubo, pelo que pode-se incorporar logo no solo adubo orgânico bem composto antes da plantação, publicou o site Decoração de Apartamentos.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: