Você está aqui
Home > Diversos > Qual a diferença entre mofo e bolor e como fazer para eliminar

Qual a diferença entre mofo e bolor e como fazer para eliminar

Fallback Image

Por: Dr. Osmar Viviani

Definiria assim a diferença:

Bolor é o fungo em estágio inicial, quando, sobre diferentes superfícies, fica uma camada em alto relevo na tonalidade acinzentada, que, limpando com um pano úmido ou mesmo escovando, você consegue retirar. É muito comum em madeira, fórmica, cerâmica e mesmo em tecidos.

Mofo é o fungo em estágio avançado, que deixa uns pontinhos pretos; muito difícil de sair quanto encontrado em superfícies fibrosas, principalmente tecidos.

Evite que a mobília fique muito encostada na parede. Cerca de 5 centímetros já ajuda na circulação do ar. No caso de armários embutidos, é recomendado colocar placas de isopor nas paredes, antes de instalá-los, ou então, dar uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.

Bolor em Banheiros

Em um balde, misture uma colher de sopa de detergente, um quarto de produto alvejante (água sanitária) ou anti-séptico e três quartos de água. Aplique a mistura diretamente nas paredes, teto, cortinas ou outras partes afetadas e deixe agir por 5 a 10 minutos.

Para evitar que o mofo volte a aparecer, é preciso arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo. Por isso, abra as janelas do banheiro diariamente, principalmente as do box (chuveiro).

Atenção: Não deixe que a mistura usada para retirar o mofo entre em contato com tecidos ou carpetes. Limpe os sapatos que você estiver usando, antes de sair do banheiro e pisar em outro ambiente da casa.

Tapetes e carpetes – ÁGUA E VINAGRE BRANCO

Roupas – água e suco de limão – secar ao sol as brancas e à sombra as coloridas.

Bolor em Livros

O suor das mãos e a umidade estimulam a formação de mofo nas páginas.

Uma dica é colocar livros ao ar livre em um dia de sol. Com uma toalha seca, limpe delicadamente as páginas que apresentam sinais de bolor, e se as manchas estiverem muito aderidas, aplique sobre elas uma camada fina de amido de milho, coloque o livro de pé e deixe-o exposto ao ar durante várias horas.

-Escolha estante abertas;

-Espalhe pedaços de algodão com terebintina perto dos livros e troque-os a cada dois meses, ou coloque cal virgem dentro de vidros abertos de boca larga até metade do recipiente e troque a cada seis meses.

MADEIRA

O primeiro passo é retirar o pó do bolor, com um pano ou um esfregão bem seco, em seguida aplica-se benzina com um pano. Deixa-se secar muito bem e de o brilho com um pano de lã e um pouco de cera.

PAREDE

Remover com água + água sanitária na mesma proporção.

A condensação produzida em banhos muito quentes ou fervuras na cozinha ajudam no acúmulo de umidade nas áreas mais frias.

Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.

Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.

Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.

TOALHAS DE BANHO

Se for branca, pode remover com aplicação de suco de limão e deixar exposta ao sol.

Muitas vezes o mofo preto (pontinhos), é difícil de ser removido, mas tente deixar a toalha imersa em água fervendo com sal, deixando de molho até que esfrie. Depois coloque no sol, aplicando várias vezes suco de limão. Depois disso lave normalmente.

Se a toalha for colorida, mergulhe a parte afetada em leite fervendo até desaparecer o mofo. Depois lave com água e vinagre branco.

No caso do mofo, o vinagre é indicado para limpar as áreas, por conter ácido acético, que tem capacidade de combater o fungo.

Armários:

O ideal é que cada parte do guarda-roupa tenha uma área para circulação de ar. Um pedaço de giz também pode ajudar a eliminar a umidade.

Periodicamente, limpe o guarda-roupa com um pano umedecido numa mistura de água com vinagre branco, isto vai deixar seu armário das roupas limpo do mofo e livre de cheiros.

As roupas devem ser guardadas fora de plásticos ou recipientes fechados, que atrapalhem a circulação de ar. Em dias ensolarados, deixe as portas do armário abertas por cerca de 15 minutos. Mesmo que algumas roupas não estejam sujas, é recomendado que sejam lavadas de tempos em tempos.

Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas.

Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.

Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários.

Como evitar:

– Abra portas e gavetas uma vez por semana e deixe circular o ar;

– Espalhe pedaços de giz ou carvão para absorver a umidade existente;

– Verifique se não há infiltrações na parede onde o móvel está encostado.

Como eliminar:

– Esfregue um pano úmido no móvel e deixe as portas abertas até secar;

– Para retirar manchas, passe uma mistura de águas e água sanitária mesma proporção.

Roupas:

Nunca armazene roupas em sacos plásticos.

No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária.

Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão.

Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.

Como evitar:

Peças pesadas (como casacos) devem ser expostas ao sol a cada seis meses;

Guarde as roupas no armário totalmente secas, e nunca dentro de sacos plásticos – se estiverem guardadas por muito tempo devem ser lavadas.

Como eliminar:

Se o tecido não for delicado, esfregue na roupa uma mistura de sal, vinagre branco e suco de limão e coloque-a no sol;

Tecidos delicados devem ser lavados com leite e depois, com água e sabão neutro;

–Roupas brancas podem ficar de molho em água sanitária;

–Roupas coloridas podem ser umedecidas com suco de limão e água

Estofados

Tecido

Experimente a seguinte receita: misture 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna e bata a solução com um batedor de ovos. Aplique a espuma sobre o estofado, uma pequena parte de cada vez, com uma escova limpa, de cerdas macias. Remova o excesso de água. Enxágüe o estofado esfregando o tecido com um pano úmido limpo; enxágüe o pano se necessário.

Couro

Deve-se limpar o couro com sabão puro (sem detergente). Às vezes é bom aplicar um condicionador para restaurar a umidade e reavivar o brilho. Uma solução de água morna e sabão líquido para lava-louças é uma das melhores maneiras de limpar estofados de couro. Aplique só a espuma, esfregando de leve com uma escova de cerdas macias; limpe com uma esponja úmida.

Mel Antigo e seco

Mel antigo Manchas de mel, coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágua com água fria.

Tinta de Pintar

1. Remova o excesso do líquido com toalha de papel.

2. Molhe com uma quantidade mínima de água. Deixe de molho por 1 minuto e seque com toalha de papel. Repita até que a mancha desapareça e o tecido esteja seco.

3. Se não desaparecer, molhe com pouca água, embeba uma esponja solução de água e detergente neutro e esfregue. Se necessário repita.

4. Enxágue com água para remover possíveis resquícios de detergente seque.

5. Uma última opção é enxaguar a parte manchada com uma solução de água e vinagre em partes iguais. Seque bem.

Banana

Aspire várias vezes e retire com querosene

Café

Aspire várias vezes e remova com uma pedra de gelo, enxugando com um pano branco. Não use flanela.

Couro e camurça

Mofo é removido com vinagre branco e água.

Dr. José Osmar Viviani possui 34 anos de experiência na área de limpeza institucional. É o único Consultor em Higiene e Limpeza com especialização em Treinamentos Técnicos Operacionais em Asseio e Conservação, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente no Brasil. Atua Especificamente em Consultorias de Gestão de Empresas Limpadoras; Gestão operacional – Sistemas e Métodos de limpeza profissional; Implantação de projetos de dimensionamento técnico; Auditoria de processos de higienização e Projetos especiais de limpeza industrial. Atendeu ao longo de sua carreira clientes como: Infraero, várias Prefeituras, Hipermercados, Hospitais, Universidades e empresas limpadoras, entre outros.

Especialista em remoção de manchas em geral.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: