Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Dicas para atletas que participarão da São Silvestre

Dicas para atletas que participarão da São Silvestre

Fallback Image

Para quem vai correr a São Silvestre, é importante saber de algumas coisas que podem interferir no seu rendimento. O que é importante saber é que atletas de corridas, onde há movimentos para cima e para baixo, possuem uma maior tendência de desenvolverem problemas digestivos, como por exemplo, azia, diarréias, vômitos, má digestão e dor de estômago.

Portanto, a alimentação pré-competição é fundamental, mas os corredores devem estar em alerta com o tipo de comida que irá ingerir. Deve-se evitar alimentos ricos em proteínas e gorduras pelo menos duas horas antes da competição (bacon, ovos, hambúrgueres e carnes gordas), pois sua digestão é mais demorada. Vale dar preferência a alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gorduras como frutas, torradas ou pão integral, macarrão com molho vermelho, batata, bife grelhado magro, entre outros. Sem dúvida nenhuma, os alimentos com essas últimas características citadas são parte do dia-a-dia de treinamento dos atletas corredores e devem ser adotadas antes da competição.

Não esquecer que o dia de São Silvestre é geralmente QUENTE!!!

Um detalhe essencial também, mas nem sempre lembrado pelos atletas, é a temperatura em que ele treina ou irá competir. Geralmente a São Silvestre ocorre em dias muito quentes e competidor desidratado é a última coisa se espera!

Priscilla explica que o consumo adequado de água impede a desidratação: “ Devemos aprender a nos hidratar de maneira correta. Lembre-se:

Beba líquido sempre antes de estar com sede, pois até o cérebro sinalizar a sede, você já pode ter perdido 1% de seu peso corporal, que equivale a 700 ml de suor (0,7 kg) para um atleta de 70 kg. Uma perda maior de 3% do peso corporal irá interferir no desempenho e decidirá se pode ganhar ou não a corrida”, afirma a Consultora de Qualidade de Vida.

A especialista ainda ressalta alguns pontos importantes para qualquer atividade física, principalmente nesta época do ano, considerando a Corrida de São Silvestre:

• Como saber se você bebeu a quantidade suficiente de líquidos?

“Conferindo sempre a cor da urina e quantidade. Se ela estiver escura e diminuída, é necessário tomar mais líquidos. A hidratação é considerada normal quando a urina é amarela clara e em quantidade não exagerada, mas não tão reduzida. Outra forma de controlar a perda do suor é se pesar antes de treinar ou competir e depois. Para cada quilo perdido, o correto é beber pelo menos quatro xícaras/copos de líquidos e em dias quentes os atletas podem suar de dois a quatro quilos, ou seja perder dois a quatro quilos de líquidos (isso não é perda de gordura, mas de água somente)”, explica Priscilla

• A quantia certa de quanto beber antes da competição ou treino sempre irá depender do tamanho (corpo) do praticante. “O comumente indicado é consumir pelo menos 500 ml de água, sucos leves ou sport drinks até duas horas antes da competição. Beber de 100 a 250 ml de água de 5 a 10 minutos antes da competição”, adverte Priscilla, que também é Avaliadora Física.

• Em dias quentes, beba tanto quanto puder e tolerar confortavelmente. “É indicado beber 250 a 300 ml de água a cada 15 a 20 minutos de corrida intensa”, finaliza.

Priscilla de Arruda Camargo, Diretora do Portal Sentir Bem e Consultora de Qualidade de Vida.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: