Você está aqui
Home > Nutrição > Dicas para evitar a má digestão

Dicas para evitar a má digestão

Fallback Image

Geralmente, as comemorações de fim de ano são um convite ao exagero, pois as pessoas costumam consumir álcool e alimentos em demasia, como sinônimo de fartura e, até mesmo, para agradar quem ficou horas a preparar as abundantes refeições. Resultado: a nutrição saudável e a moderação são deixadas de lado.

Para evitar complicações, Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), cirurgião geral, gastrocirurgião e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do HIAE-Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System), nos dá dicas rápidas e simples para evitar a má digestão e ajudar o organismo a processar os exageros cometidos.

1. Dos tradicionais alimentos consumidos nas festas de fim de ano quais causam mais problemas digestivos?

As bebidas alcoólicas em excesso e as massas são os principais causadores da má digestão e precisam ser consumidos com moderação, principalmente durante a noite. Logo após a tradicional ceia, muitas pessoas já vão descansar e, muitas vezes, sem um tempo correto para o organismo trabalhar no processamento do que foi ingerido.

2. Quais alimentos podem ser introduzidos na ceia para auxiliar na digestão?

Uma dica valiosa é trocar o uso da manteiga pelo azeite de oliva no preparo de todos os pratos. Também, vale tirar a pele do peru e temperar a salada com molho de iogurte.

3. Alimentos pesados misturados com bebidas alcoólicas potencializam uma indisposição alimentar?

Sim, pois essa combinação dificulta a digestão, causa uma sensação de empachamento e, em alguns casos, a distensão abdominal. Vale regar a ceia com bebidas de baixo teor alcoólico. Para saborear o tradicional vinho é melhor ter pratos mais leves como peixes, a exemplo do bacalhau que é bastante servido nesta época do ano.

4. Quais os principais cuidados que devem ser tomados durante as comemorações para uma boa digestão?

Evite deitar-se logo após a refeição e beba muita água. O álcool é diurético e pode levar a desidratação, provocando dor de cabeça, um sintoma comum na ressaca.

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima