Você está aqui
Home > Beleza > Verão pede cuidado redobrado com os cabelos

Verão pede cuidado redobrado com os cabelos

Fallback Image

Alimentos, produtos e tratamentos certos garantem cabelos bonitos e saudáveis na estação mais quente do ano

Manter o cabelo bem cuidado não é uma tarefa fácil. Com a chegada do verão, o desafio é ainda maior. Sol, calor, mergulhos no mar e na piscina exigem cuidados extras com as madeixas. Mas antes da chegada da estação mais quente do ano é possível se prevenir contra o enfraquecimento dos fios.

“Deixar os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos, enxaguar bem os fios antes de sair do banho e protegê-los das radiações solares são alguns dos cuidados básicos que devem ser tomados não apenas no verão, mas durante o ano todo”, diz o hairstylist da maison Charbel Visage, Charbel Chelala. “Outra dica importante é não expô-los à água muito quente, pois em temperatura alta, a água abre as cutículas do fio, comprometendo o brilho dos cabelos”, lembra.

É preciso atentar também para cuidados extras nesta época do ano, como evitar utilizar tinturas e outros produtos químicos usados em relaxamentos e escova progressiva. Como no verão o cabelo tende a ressecar, é preciso fazer hidratações regulares, uma ou duas vezes por semana.

Quem tem necessidade de conter o volume das madeixas, deve optar pela selagem térmica, tratamento que hidrata, selando a cutícula dos fios e deixando-os sedosos. No espaço de beleza e estética Charbel Visage, o processo é feito com óleo de sementes da Amazônia e extratos de cupuaçu, açaí, além de queratina e quitosana. Outra opção que tem feito a cabeça das mulheres é a selagem com produtos a base de óleo de argan, substância natural extraída das sementes da árvore de mesmo nome, encontrada no Marrocos. Rico em vitaminas A, D e E, ajuda a regenerar o cabelo, é antioxidante e faz milagres. “Antes do procedimento, o profissional faz o diagnóstico da característica e situação dos fios, indicando também, após o tratamento, produtos próprios para que a cliente mantenha os cuidados em casa”, ressalta o hairstylist.

Um cuidado bastante importante, mas muitas vezes esquecido pelas pessoas é a proteção solar dos fios. Assim como a pele, os cabelos precisam estar protegidos contra os raios solares. Alguns produtos, além de hidratarem as madeixas e servirem como finalizadores após banho de mar ou piscina, também bloqueiam a radiação. É o caso do leave-in desenvolvido especialmente pela indústria de cosméticos para cabelos, Glynett.

O La Finalité, em sua versão tradicional ou extraforte, para cabelos ondulados a crespos, é um finalizador formador de filme com filtro solar que protege cabelos coloridos ou não. Contém queratina e sete ervas que, na formação do filme, evita acúmulo de estática e ruptura dos fios por ressecamento. Atua reduzindo o volume e facilita a escovação agindo também como desfrisante. Deixa os cabelos sedosos, altamente condicionados e protegidos.

Além desse, a empresa desenvolveu dois produtos que protegem e deixam os cabelos iluminados ao mesmo tempo. É o spray de brilho Lumineux e o reparador de pontas Silicol. A composição de ambos os produtos cria um filme em volta do fio, protegendo contra os raios solares, a água do mar e da piscina, além de deixar os cabelos brilhantes e sedosos.

Cabelos nutridos

Os cabelos são o termômetro da saúde física e mental. Não é à toa que quando estamos bem, os cabelos são os primeiros a serem elogiados. Entretanto, se estamos passando por momentos de estresse e tristeza ou estamos nos alimentando mal, frequentemente temos queda, ressecamento, enfraquecimento e quebra dos cabelos.

Para estarem sempre saudáveis, os cabelos necessitam de uma boa nutrição. “A queda diária é normal em até 150 fios. Quando a queda ultrapassa esse número é preciso pesquisar o motivo. Dietas desequilibradas são grandes causadoras deste problema tão comum”, revela a nutricionista e gerente de produção da Nutricêutica Alimentos Funcionais, Marcella Romanelli. “A deficiência de ferro e principalmente deficiência de proteínas são grandes causadores de um cabelo fraco. Uma dieta rica em fontes proteicas como ovo, leite e derivados, carnes e grãos estimulam o crescimento dos fios”, completa.

Segundo a especialista, de todas as fontes de proteínas, a mais importante é a gelatina hidrolisada, pois acelera a síntese de colágeno no organismo e fornece a hidroxiprolina, aminoácido responsável pela estrutura capilar. “Estudos demonstram que cerca de três horas após a ingestão de gelatina hidrolisada já se observa uma maior concentração de hidroxiprolina na corrente sanguínea. A ingestão diária de gelatina hidrolisada acentua o crescimento do fio capilar aumenta sua elasticidade e propicia uma melhoria acentuada da aparência”, conta. A Nutricêutica Alimentos Funcionais é pioneira na produção desta substância na forma de pó, o Gelape, para ser ingerida diariamente.

Outros alimentos são importantes para a manutenção da saúde e beleza capilar. A semente de linhaça, por exemplo, fornece o ácido graxo ômega-3, que acentua o brilho e fortalece os fios do cabelo. Fontes de vitamina C, como as frutas cítricas, também são importantes para garantir a produção do colágeno no organismo. Nozes, amendoim e gérmen de trigo são boas fontes de vitamina E, que ativam a circulação do couro cabeludo. Alguns minerais também se tornam cruciais, como o manganês, que atua na cutícula do fio capilar, agindo como uma barreira lipídica para manter a sua lubrificação e evitar o ressecamento. Outro mineral muito importante é o silício, encontrado em alimentos como aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e feijão, que atua juntamente com o cálcio e participa das etapas de reconstituição do cabelo lutando contra o seu envelhecimento.

Dia a Dia

Para manter os cabelos brilhantes, promover a restauração e evitar as quebras, O Boticário reformulou a linha Nativa Spa, que agora traz mais produtos para os cabelos. Entre as novidades tem o Shampoo e Condicionador Exótico Ameixa que regenera, dá força e proporciona maior brilho antes, durante e após o verão. Para cuidados mais profundos, a linha traz duas opções: “Máscara para tratamento exótico de ameixa”, que proporciona uma restauração profunda, não somente para cabelos expostos ao sol, mas para aqueles que sofrem com a poluição e escovação diária, e a “Máscara Capilar Hidratante Intenso Proteção Cereja”, que possui possibilita hidratação profunda para os fios.

O Boticário também pensou nas mulheres adeptas aos alisamentos. A marca sabe que nesses casos a atenção tem de ser redobrada, porque os nutrientes e vitaminas perdidos durante o processo precisam ser repostos no tratamento diário. Pensando nisso, a linha conta com Loção Capilar Revitalizante Equilíbrio dos Fios Blueberry, que são pequenas embalagens próprias para tratamento de choque nos cabelos. O produto possui fórmula que prolonga o efeito do liso e evita a perda de brilho, além de equilibrar o Ph dos cabelos e restaurar a maciez. Para completar o kit, o Serum Anti Frizz Exótico Restauração dos Fios Ameixa que regenera e hidrata os cabelos enfraquecidos, ressecados e danificados – deixando os fios resistentes e protegidos contra fatores externos, como exposição ao sol, poluição e escovações diárias. Sua formulação reduz o frizz e o aspecto arrepiado dos fios. A linha pode ser usada diariamente e ajuda a manter os cabelos hidratados.

Similar Articles

Acima