Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Silicone x Amamentação

Silicone x Amamentação

Fallback Image

Especialista esclarece dúvidas em torno do uso de implantes mamários por parte de gestantes

Certamente você conhece alguma mulher que tem próteses de silicone e que foi recentemente mamãe ou está esperando seu primeiro filho. Diante de disso, vem a inevitável pergunta: quem tem implante mamário pode amamentar normalmente? A resposta é SIM! “Não há uma relação prejudicial entre ter prótese de silicone e amamentação”, garante o cirurgião plástico Alexandre Kataoka, de São Bernardo do Campo (SP), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Mas é preciso respeitar alguns princípios básicos, como tamanho exato da prótese, o local da incisão etc”, completa. Abaixo, o especialista esclarece outras dúvidas em torno do uso de silicone por quem já foi ou vai ser mãe. Confira:

Qual a relação entre prótese de mama e amamentação?
Não há uma relação prejudicial entre ter prótese de silicone e amamentação, desde que sejam respeitados alguns princípios básicos, como tamanho exato da prótese, o local da incisão etc.

Quem tem próteses de silicone produz a mesma quantidade de leite que uma mulher que não tem silicone?
Sim, existem alguns trabalhos que demonstram exatamente isso, desde que o tamanho da prótese não seja exagerado.

Há escape de silicone no leite?
Só há escape de silicone se houver uma ruptura da capsula e o silicone vazar (ruptura extracapsular), sendo isso muito raro. Se a prótese estiver íntegra, não há escape de maneira alguma.

As técnicas de colocação de silicone podem provocar algum dano nas glândulas mamárias?
Caso não seja escolhida a via exata para cada paciente, pode provocar sim. Por isso é extremamente importante consultar um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quem tem prótese de silicone pode sentir dores ao amamentar?
Pode sentir como qualquer mulher, tendo ou não prótese de silicone. Ou seja, as dores nas mamas não têm relação com ter ou não implantes.

Quem tem prótese de silicone pode retirar o leite utilizando equipamentos apropriados como as famosas “bombinhas de sucção”?
Sim, a bombinha de sucção não causa dano ao implante, porém a utilização desse dispositivo tem de ter a orientação do médico que acompanha essa paciente (ginecologista).

O silicone pode interferir na qualidade do leite?
Sim. Caso o implante mamário seja exageradamente grande há a diminuição da quantidade de leite produzido, ou ainda a interrupção dos canalículos que levam o leite.

Quem tem próteses de silicone deve tomar algum cuidado na hora de amamentar?
Nenhum cuidado em especial, apenas os cuidados já tomados por qualquer nutriz.

Mulheres que têm silicone amamentam menos que as mulheres que não tem silicone?
Não necessariamente. Se a prótese estiver de acordo com o biotipo da paciente, não interfere em nada a quantidade de lactação da mesma.

As mulheres com próteses de silicone conseguem amamentar pelo mesmo período que mulheres que não tem silicone?
Sim. Não há mudança alguma no período de amamentação, somente pelo fato de ter próteses.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: