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Conheça alguns exercícios para controlar a ansiedade dias antes do parto

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Parece que as horas não passam nos últimos dias que antecedem o parto. A futura mamãe fica mais ansiosa, preocupada e é neste momento que precisa estar mais tranqüila e relaxada para a chegada do bebê”, explica a personal gestante Gizele Monteiro.

“Antenada” com as necessidades desse momento tão especial, a professora e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes preparou uma série com alguns exercícios para promover bem-estar da gestante nos dias que antecedem o parto.

Exercícios de alongamento direcionados para:

Região de ombros e pescoço

a. ombros para trás – realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros – respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.

b. região cervical – levar a cabeça para um dos lados com movimento lento. A respiração bem tranquila e controlada.

Região do quadril e pernas

a. sentada na cama – estender uma das pernas a frente e projetar levemente o tronco na direção. O movimento dever ser em amplitude confortável. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.

“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e espreguiçar direcionando movimentos da coluna para várias direções já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves conduzindo o ombro em círculos para trás também reorganizam a postura dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.

Massagem com bolinha de borracha na região das costas – ombros e quadril.

“Pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. Caso não haja ninguém para ajudá-la, a gestante pode sentar numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que “ela” irá direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar. Mas a sensação de alívio compensa isso”, explica a personal gestante.

• Promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo peso e alterações posturais;

• Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave, promove grande alívio.

• Passar a bolinha sobre a região superior das costas, levando para a lateral do pescoço (cervical).

Exercícios de soltura e relaxamento na água: outra opção é entrar em água (piscina) para apenas relaxar ou flutuar com um espaguete ou material que promova flutuabilidade. “Caso não saiba nadar pode entrar e ficar quietinha apoiada na escada ou borda ou ainda realizar caminhada suave”, finaliza.

Gizele Monteiro é Diretora e idealizadora do Mais Vida Gestantes – programa de exercícios para gravidez e pós-parto.

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