Você está aqui
Home > Saúde > Foliculite: o que é, por que surge e como tratar

Foliculite: o que é, por que surge e como tratar

Fallback Image

Por que um pelo encrava? O pelo encravado é tecnicamente conhecido como foliculite, um problema que ocorre tanto em mulheres como em homens. O pelo não consegue romper a pele e cresce internamente causando uma inflamação no folículo piloso, formando pequenas bolinhas avermelhadas, com isso a pessoa sente dor e coceira no local, a pele fica avermelhada e quando infeccionado pode apresentar pus.

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e nas mulheres virilha, por serem áreas de dobra da pele, alguns pelos já nasce de forma oblíqua, o que facilita seu encravamento.

Peles claras têm maiores chances de ter pelos que encravam com maior facilidade? Por quê?
Não, é um problema mais comum em peles negras, provocada pela característica curvada dos pelos, que ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória.

É verdade que depilar com cera faz com que o pelo fique mais fraco e tenha dificuldade para sair do poro, causando encravamento? Como acontece esse processo? Qual é uma alternativa para evitar que isso aconteça?
A depilação com cera causa o espessamento da pele, porque teve a camada de queratina removida há mais tempo durante a remoção dos pelos, o novo fio demora mais para crescer do que os outros métodos de depilação, com isso encontra como barreira a nova camada de queratina o que provoca o entupimento e impede sua saída.

A depilação causa manchas?
Os métodos que arrancam o pelo pela raiz irritam a área, apesar de não haver lesão aparente pode gerar uma inflamação, assim a pele fica mais predisposta a manchar, prefira depilação com linha, creme depilatório ou cera fria em vez da quente, porque o calor dela pode disparar uma piora da mancha, também temos o método de depilação a laser, que sem o crescimento dos pelos, não haverá mais a agressão para arrancá-los.

Raspar os pelos com lâmina faz com que os pelos encravem mais? Se não, por que existe essa impressão?
O importante é lembrar que sempre que for utilizar a lâmina, seja na virilha ou na barba, sempre faça o movimento no sentido dos pelos, nunca o contrário e de preferência no banho, quando a pele está mais hidratada. Evite cremes gordurosos e óleos de corpo, que podem também auxiliar no encravamento.

Usar roupas muito apertadas faz com que os pelos encravem com maior facilidade? Por quê?
O uso de roupas apertadas, nascimento de vários pelos em um único folículo piloso e obesidade, pioram o quadro, já que obstruem a saída do pelo, gerando a foliculite, infecção causada por bactérias.

Os pelos encravam mais no período menstrual? Se sim, por quê?
A mulher no período menstrual está mais sensível, por isso sente mais dor ao realizar a depilação, além de retermos mais líquido, o que causa diminuição dos níveis de hidratação externa da pele, favorecendo o aparecimento de foliculite.

Hidratar pouco a pele faz com que os pelos encravem com maior frequência? Por quê?
Uma dica é usar sempre hidratantes a base de ureia ou ácido lático após a depilação, hidrata e renovam à pele, esses ativos fazem uma microexfoliação e impedem a queratinização excessiva, que auxilia no encravamento do pelo.

Fazer esfoliação evita o encravamento dos pelos? Por quê?
A esfoliação ajuda a afinar a pele auxiliando na saída do pelo.

Como deve ser feita a higienização da pele antes e após a depilação para evitar pelos encravados?
É importante realizar uma higienização local antes e após a depilação, existem cremes específicos para pré e pós-depilação vendidas em farmácias e perfumarias.

Usar produtos com antibióticos e anti-inflamatórios pode ser um recurso para evitar pelos encravados? É necessária prescrição médica? Como agem esses produtos?
Para casos mais graves sempre recomendamos procurar um dermatologista para recomendar um medicamento mais específico ou cremes manipulados. Os cremes anti-inflamatórios podem ser encontrados em farmácias e perfumarias.

Evite o encravamento
• Troque com mais frequência às laminas de barbear, no mínimo uma vez por semana, para não irritar ou ferir mais a pele.
• Use loções para pré e pós-depilação.
• Evite banhos quentes e roupas apertadas.
• Evite tomar sol 24hs após a depilação.
• Esfolie a pele uma vez por semana.
• Tome muita água e use hidratante a base de ureia.
• Se usar lâmina faça sempre no sentido do pelo.

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima